O que são clientes bad fits e como evitá-los

cliente bad fit (fonte: pixabay)
cliente bad fit (fonte: pixabay)

Para as empresas melhorarem suas vendas, a criação e manutenção de leads é de suma importância. Entretanto, alguns acabam não possuindo o resultado esperado. Venha conhecer quem são os clientes bad fit, como identificá-los e como os evitar.

Os clientes e os leads, quando atingem o que é esperado, conseguem trazer diversos benefícios para a empresa. Com isso, pode-se perceber que o contato e a criação de um relacionamento personalizado foi útil para a empresa e, provavelmente, para as suas vendas também.

Ter o conceito do que são clientes bad fit em mente pode facilitar, e muito, quando se trata de quais relacionamentos corretos com o cliente são benéficos. Leia até o final do artigo e acesse o Blog Mundo Mídia para saber mais sobre este e outros assuntos.

Qual é a definição de cliente bad fit?

Como a tradução direta do termo “bad fit” já diz, esses clientes podem ser definidos como os clientes que não se encaixam ou não se adequam ao seu serviço, produto ou empresa. Esses usuários podem ser os que buscam coisas muito específicas ou em grandes quantidades, muitas vezes tornando o atendimento a eles extremamente desgastante e, até mesmo, ineficaz.

Outros tipos de clientes bad fit são aqueles que utilizam os serviços tipo freemium e, após o tempo de uso gratuito ou mesmo esperando o produto com limitações, não buscam efetivar realmente a compra. Isto os tornam clientes que não geram nenhum tipo de benefício para o seu negócio.

Por que sua empresa deve evitar os clientes bad fit?

Inicialmente, a resposta pode parecer simples: você não consegue suprir as demandas que eles querem de sua empresa. Mesmo utilizando recursos, tempo e paciência tentando, não há retorno efetivo ou de qualidade que valide tal esforço.

Além disso, como esse tipo de clientes não se sentem satisfeitos com o serviço que você está realizando para eles, muitas vezes, fazem um marketing ruim do seu negócio. Tudo isso gera uma má reputação, o que pode afastar os clientes good fit (que se encaixam na proposta do seu negócio).

Como os clientes bad fit podem ser identificados?

Como foi explicado quem são e qual o motivo pelo qual a sua empresa deve evitar esses clientes, listamos abaixo algumas características desse tipo de cliente, para auxilia-lo na identificação:

  1. Demanda aparentemente sem solução;
  2. Necessidade alta de manutenção dos serviços;
  3. Falta de educação e impaciência com funcionários da sua empresa;
  4. Exigências que não podem ser atendidas;
  5. Não geram lucro