5 dicas para melhorar o atendimento ao cliente da sua empresa

Homem branco de óculos ao telefone atrás de monitor de computador, exemplo de atendimento ao cliente
(Fonte: Unsplash)

Embora o atendimento ao cliente possa ter fama de ser uma área estressante nas empresas, quem trabalha no setor sabe: é uma parte fundamental do negócio. Tanto o primeiro contato como o pós-venda e o setor de Ouvidoria podem sustentar um bom relacionamento com o cliente e assim promover receitas recorrentes para a empresa.

Logo, ter um bom atendimento ao cliente é questão de saúde financeira da empresa, de modo que viemos listar dicas para melhorar o atendimento na sua empresa. Afinal, a experiência do cliente passou a ser prioridade em 2023, e você não pode deixar sua empresa fora dessa.

1. Estabeleça seu público-alvo

Este é um dos primeiros passos a se fazer ao abrir uma empresa. Caso não tenha feito, saiba que é fundamental para o sucesso do atendimento. Qual o perfil do seu consumidor ideal, que faz as estratégias girarem em torno desse perfil? Este é seu público-alvo.

2. Divida os clientes em grupos

E os clientes que você já tem, é importante compreender como é possível dividi-los em grupos. Isto é, por idade, classe social, região em que mora, hábitos e outros traços. Assim, será viável personalizar o atendimento e também desenvolver estratégias de venda e de marketing para cada subgrupo.

3. Tenha um banco de dados

E dividir os clientes em grupos só será possível se houver um banco com os dados dos clientes. Não subestime a coleta e organização dos dados dos clientes, pois é isso que permite um contato que ultrapasse o curto prazo e se transforme em uma relação duradoura. Desta maneira, é possível manter contato com o cliente, atualizar o cadastro dele e mantê-lo atualizado sobre ofertas, descontos e promoções em sua empresa.

4. Organize os canais de comunicação

Como a empresa se comunica com os clientes? Sabendo que o principal meio de comunicação hoje é WhatsApp, é importante mantê-lo organizado para que ele funcione, invés de se tornar mais uma dificuldade. Além desse, quais outros canais a empresa utiliza? Ligação, SMS, e-mail e redes sociais são outras formas que podem ser atrativas, tanto para a empresa como para o cliente.

5. Ouça o cliente

E ouvir o cliente é uma dica essencial para um bom atendimento. Isto porque, afinal, o produto ou serviço fornecido pela empresa deve atender a suas necessidades, e para indicar a melhor opção, é necessário ouvir o cliente. É importante, ainda, fazê-lo se sentir acolhido, de modo que pesquisas de satisfação e sugestões possam ser oportunas.

Extra: fidelize seus clientes

Clientes fidelizados retornam e consomem mais vezes, indicam o negócio a outras pessoas, são mais compreensivos e custam menos para a empresa que clientes novos. Mas, principalmente, é mais difícil que eles deixem a empresa e passem a fechar negócio com a concorrência. Por isso, ter clientes fidelizados deve ser a meta do atendimento ao cliente.