A importância do relacionamento com o cliente para uma empresa

Homem atrás de caixa de loja atendendo uma cliente sorrindo, representando o relacionamento com o cliente.
(Fonte: Unsplash)

Ao longo dos últimos anos, se tornou evidente aquilo que todo colaborador, empreendedor e gestor na área de atendimento ao cliente já sabia. O atendimento ao cliente é parte fundamental, e não superficial ou acessória, não só no processo de vendas como no próprio serviço ou produto ofertado.

Dados de quase 10 anos atrás apontam que um bom atendimento era fator mais importante que o preço, e hoje as coisas mudaram, mas não tanto. Não só o atendimento deve ser bom, mas principalmente o relacionamento com o cliente. Assim, destacaremos neste artigo a importância vital do relacionamento com o cliente para empresas, em especial as pequenas e médias. Acompanhe-nos!

Atendimento ao cliente e relacionamento com o cliente

Embora sejam próximos, o atendimento ao cliente e o relacionamento com o cliente são coisas diferentes, cada uma com a sua importância. O atendimento ao cliente está mais próximo da primeira impressão e é responsável por formar uma relação e o suporte que o cliente precisará. Isto é, desde o momento que ele chega na empresa, até a venda, pós-venda e qualquer necessidade que o cliente tenha com relação à empresa formam o atendimento ao cliente.

Já o relacionamento com o cliente diz respeito à relação formada com aquele cliente em específico. Se há um bom atendimento ao cliente, a tendência é que o cliente volte a fazer negócios com a empresa e se crie um vínculo, que é o relacionamento com o cliente. No que toca esse tópico, é importante ser honesto com o cliente e nutrir uma boa relação não só no momento da venda, mas o tempo inteiro. 

E uma boa relação é feita pensando nas necessidades, demandas e problemas do cliente, o que leva ao atendimento personalizado.

Atendimento personalizado

Invés de tratar clientes pensando em vendas, metas e prazos, atender cada cliente e se relacionar com cada um pensando em suas demandas é a base do atendimento personalizado. Assim, é importante oferecer uma experiência diferenciada ao atendê-lo, com exclusividade, oferta relâmpago e atenção ao que ele precisa e demanda.

Além disso, interagir de maneira humanizada, falando e ouvindo o cliente é a chave. Sem usar clichês do mundo do atendimento ao cliente e com atenção no consumidor, tem-se as bases para uma boa relação.

Bom atendimento e boa relação para a fidelização

E com um bom atendimento ao cliente e um bom relacionamento com o cliente, está aberto o caminho para fidelização. Clientes fidelizados são uma fonte de receita recorrente para a empresa e podem indicar os produtos ou serviços para outras pessoas, potencializando a rede de clientes. Deste modo, as receitas da empresa têm chance de seguir aumentando em consequência de bom atendimento e relacionamento com o cliente.