Vendas para a Geração Y: Como devo proceder?

Pessoa acessando loja virtual em um smartphone

Ao longo da história da nossa sociedade as características das gerações que habitam a Terra vêm se modificando. Agora chegou o momento da Geração Y, também conhecido como Millennials, chegar ao mercado de trabalho e se tornar grande parte da população ativa economicamente. Porém, antes de saber como vender para estas pessoas, precisamos compreender quem são e quais suas principais características.

A Geração Y compreende as pessoas nascidas entre, aproximadamente, 1987 e 2000, ou seja, os últimos de seus nascidos estão chegando à maioridade em 2018. Eles chegaram ao mundo praticamente junto à expansão do uso da internet e cresceram sendo apresentados às inúmeras inovações tecnológicas, como os smartphones. Esta geração já conseguiu, desde cedo, estar por dentro do que ocorre em todo o mundo e, por terem nascidos em um contexto mais pacífico e democrático que seus pais, sempre tiveram opinião formada sobre diversos assuntos.

Além de diversas outras características, os jovens da Geração Y têm um modo bem específico de analisar marcas e produtos, e isto deve ser levado em conta na hora de anunciar sua empresa e captar estes possíveis clientes. Veja algumas dicas:

Grife não é tudo!

Estes jovens já não se deixam levar pelo conceito de que uma marca por si só já é capaz de transmitir aos seus colegas algum tipo de status. Agora é mais importante o custo-benefício do produto ou serviço, ou seja, a qualidade do mesmo aliado a um preço justo. Além disso, esta geração também quer saber sobre a relação da empresa com a sociedade e o meio-ambiente. Escândalos envolvendo casos como os de trabalho análogo ao escravo, exploração de menores ou danos ecológicos são cada vez mais divulgados e afastam os compradores da Geração Y destas marcas.

Faça parte de seu dia-a-dia

A comunicação nunca esteve tão presente na vida das pessoas como acontece hoje. Com a chegada dos smartphones a maioria de nós tem no bolso ou na palma da mão um meio de comunicação que funciona 24 horas por dia, sete dias na semana. É preciso, então, utilizar desta oportunidade para alavancar as vendas. Mas é preciso ter cuidado. Os jovens não são receptivos às propagandas que antes eram tradicionais. Apenas dizer “compre meu produto, ele é o melhor” já não convence, é necessário provar isto. Uma forma é utilizar os chamados Influenciadores Digitais, que são pessoas formadoras de opinião que, seja por meio de blogs, vídeos ou redes sociais, mostram ao mundo como é o seu dia e, entre outras coisas, os produtos e serviços que consomem. Além disso, hoje em dia é praticamente impossível que uma loja sobreviva sem estar presente no mundo digital. Uma loja online, de fácil acesso e que ofereça ao usuário todas as informações que ele precisa é fundamental!

Além de vendas, conteúdo

Como já dissemos anteriormente, para vender aos jovens da Geração Y não basta apenas apresentar seu produto ou serviço. É necessário apresentar algo mais, que esteja ligado à sua rotina, ou seja, gerar conteúdo de interesse ao seu público, acrescentar algo à sua vida. Mas não basta apenas “ensinar” algo, um conteúdo ligado ao seu negócio pode aumentar muito suas chances de venda. Veja mais em nosso artigo “Você ainda está preso ao velho marketing?”.

Agora, com essas dicas, é só colocar em prática e melhorar sua relação com a Geração Y. E caso tenha alguma dúvida ou sugestão, é só falar com a gente deixando um comentário!

 

uplojas-loja-virtual