Vendas entre empresas? Conheça mais sobre o B2B

Modelo de negócios B2B - Fonte: Pexels

Essa sigla pode aparecer frequentemente para quem trabalha com empresas. Isso porque B2B, significa “business to business”, ou seja, “empresa para empresa”. Portanto, B2B se refere a um modelo de negócios realizados entre empresas. Ficou interessado? Confira a seguir um pouco mais sobre esse modelo.  

Venda B2B 

De maneira simples, a venda B2B, se diz respeito as vendas que ocorrem entre empresas. Sendo basicamente uma transação comercial em que um produto ou serviço de uma determinada empresa é vendido para outra, antes que chegue ao cliente. Portanto, vendedores B2B visam realizar negócios com outras companhias e não diretamente com o público. Assim, o cliente B2B é conhecido como comprador profissional.  

Como funciona 

Quando falamos de vendas B2B, por se tratar de valores mais altos, a finalização da venda acaba demorando mais para acontecer. Isso porque várias pessoas são envolvidas durante esse processo, como departamento financeiro, gerentes e até mesmo sócios. E por se tratar de empresas, a análise de custo-benefício é bem mais detalhada.  

Vantagens da venda B2B 

Ticket médio maior: como já citado, as vendas entre empresas acabam tendo uma receita bem maior, isso porque a quantidade de produtos é geralmente grande. Na questão de serviços, o mesmo se aplica, afinal eles tendem a ser mais específicos e pontuais, agregando mais valor.  

Relações empresariais: naturalmente para uma empresa ter bons prestadores de serviços é essencial. E como as avaliações da compra são mais aprofundadas, e o vendedor quer fechar o negócio, essas relações tendem a ser mais sólidas entre as empresas, caso o negócio seja fechado. E caso tudo ocorra da maneira desejada, a fidelização é praticamente garantida, estabelecendo relacionamentos mais duradouros entre as empresas.  

Receita recorrente: como as relações tendem a ser mais duradouras, a receita para quem vende se torna mais frequente. Isso é especialmente vantajoso para acordos de períodos maiores, afinal a empresa terá certeza da entrada daquele dinheiro decorrente dos serviços prestados. 

Desvantagens 

Conhecer muito bem a empresa: isso vale tanto para quem vende quanto para quem compra. Por se tratar de um negócio de alta receita, naturalmente ele precisa ser bem analisado antes de finalizar. E para isso é preciso conhecer a empresa muito bem, de forma a ter certeza que o valor investido trará retorno. Do outro lado, o vendedor também precisa ter conhecimento da empresa que irá comprar para conseguir oferecer o melhor produto para ela, sabendo argumentar na hora da negociação e se destacar dos concorrentes. 

Lidar com diferentes níveis da empresa: o vendedor terá que lidar com o financeiro, gestores, diretores e até mesmo sócios. Portanto, é preciso ter paciência para chegar ao final da venda e conseguir falar com os diferentes setores.  

 Quer saber mais sobre gestão? Não deixe de conhecer 6 modelos de gestão para a sua empresa