Como utilizar a internet para fidelizar os seus clientes

Como utilizar a internet para fidelizar os seus clientes

Que a internet já está presente na vida de grande parte dos brasileiros, não é nenhuma novidade. Também é clara a necessidade de se estar presente na internet para alcançar um maior público e, consequentemente, vender mais.

Algo que muitas empresas demoram a perceber é que a internet pode ser muito útil mesmo após a venda, ou contratação do serviço. A rede mundial de computadores é uma excelente ferramenta para a fidelização de clientes.

É sempre válido lembrar que reter clientes em sua empresa custa muito menos do que conquistar novos. Assim, todo esforço para garantir que seu cliente se torne fiel, além de não se tornar um detrator, é bem-vindo. Hoje vamos entender como a internet pode te ajudar nesta tarefa.

Experiência do cliente
Interação
Satisfação

Oficina Integrada - Sistema de Gestão Online

Experiência do cliente

O mercado atual exige mais da empresa do que apenas o gerenciamento da relação de compra e venda. Na verdade, não se vende mais simplesmente um produto ou serviço, mas sim uma experiência do seu cliente.

Esta experiência envolve uma série de fatores que no final culminarão no posicionamento da sua marca e na sua diferenciação com relação aos seus concorrentes no mercado.

Você pode utilizar a internet como forma de otimizar a experiência do seu cliente de diversas formas. Uma opção é o fornecimento de canais de comunicação onde ele possa entrar em contato de forma rápida e prática. Veremos mais sobre interação com clientes a seguir.

Além disso, você também pode utilizar a internet para, por exemplo, propiciar ao seu cliente o acompanhamento de um serviço que está sendo realizado. A atualização em tempo real traz mais confiança.

Interação

O conceito de pós-venda nos diz que, tão importante quanto vender para o seu cliente, é acompanha-lo após a venda. Desta forma, manter canais de relacionamento com clientes é fundamental para a fidelização.

Como estamos o tempo todo conectados à internet, parece razoável dizer que este pode ser um dos principais meios de comunicação para se utilizar nesta situação. Além da velocidade na transmissão da informação, a internet proporciona versatilidade com relação ao grau de seriedade no contato.

Quando tratamos do envio de um orçamento para aprovação ou um contrato, o envio dos mesmos via e-mail garante mais organização, padronização e confiabilidade, tanto para quem envia quanto para quem recebe.

Já quando precisamos enviar um lembrete, uma notificação, ou até mesmo iniciarmos uma conversa, mensagens simples já são muito úteis. Seja por SMS ou WhatsApp, esta forma de contato agiliza a comunicação, além de transmitir uma imagem de proximidade, ou intimidade, com o cliente, passando maior confiança.

Satisfação

Saber como está o grau de satisfação do seu cliente com relação à sua empresa é fundamental para garantir a sua fidelização, uma vez que você poderá saber onde está errando, para corrigir posteriormente.

Existem formas de se realizar uma pesquisa de satisfação via telefone, ou até mesmo no endereço físico da sua empresa, porém estes meios podem gerar custos elevados, além de nem sempre alcançar a todos os clientes.

Novamente a internet surge como uma opção barata e abrangente para a solução deste problema. Utilizando meios como e-mail, SMS, ou mesmo WhatsApp, o envio das pesquisas de satisfação se torna mais ágil e abrangente. Com isso, aumenta a chance de se obter mais respostas e, assim, ter um melhor panorama dos seus pontos fortes e fracos.

Imovel Integrado - Gestão para Imobiliárias e Corretores