Qual a importância do controle de ponto

Qual a importância do controle de ponto

O controle de ponto vem se tornando cada vez mais comum nas empresas brasileiras. É por meio dele que empreendedores monitoram entradas e saídas de funcionários, de forma a verificar se estão trabalhando de acordo com o que foi combinado.

É obrigatório o registro de ponto em empresas com mais de 10 funcionários, conforme o artigo 74 da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT). Este controle pode ser feito de forma manual, mecânica ou eletrônica.

Hoje vamos entender qual a importância de se controlar o ponto dos seus colaboradores, além de como fazer este controle.

Oficina Integrada | Sistema de Gestão para Oficina Mecânicas

Modelos de ponto

Como dito acima, existem três modelos de registro de ponto aceitos pela legislação para o controle de entradas e saídas de colaboradores. O mais simples deles é o modelo manual. Este consiste em um livro, caderno ou planilha, onde o próprio funcionário registra os horários. Como você já deve imaginar, este é o método mais fácil de se fraudar. Além disso, a compilação neste caso é mais difícil já que as informações precisam ser transcritas.

Uma evolução do registro manual é o mecânico. Neste caso houve uma “automação” do registro, uma vez que é feito por meio de carimbo em um equipamento, onde o funcionário insere o “cartão de ponto”. Este método já dificulta a fraude, mas ainda há a dificuldade na compilação.

Para resolver os problemas técnicos citados, e facilitar o controle, foi criado o registro eletrônico de ponto. Ele pode ser feito por impressão digital ou senha. No momento em que o ponto é “batido”, um software específico já armazena os dados e, quando é necessária a consulta, todos os registros são apresentados. No fim do mês o controle fica muito mais prático.

Segurança jurídica

Ter o controle de ponto funcionando corretamente em sua empresa permite que você tenha mais segurança com relação a questões trabalhistas, uma vez que este controle pode provar que a empresa está dentro da lei

Quanto mais preciso for o registro de ponto, mais controle você terá sobre a pontualidade dos funcionários, assim como será possível verificar as horas extras. Com relação a este segundo ponto, é importante ficar atento para que este valor não fique muito alto, o que representa perda de produtividade.

Produtividade

Você viu que o controle de ponto pode auxiliar na análise sobre produtividade da equipe, principalmente quando se verifica as horas extras. Isto acontece porque todo o trabalho é planejado para ser realizado durante o expediente normal.

Se certo funcionário, ou grupo, está constantemente fazendo horas extras, isso significa que há uma baixa produtividade e uma demanda maior de tempo. Esta falha na produtividade pode ter consequências tanto na entrega do que foi combinado com o cliente, quanto na parte financeira, uma vez que horas extras podem significar mais pagamentos.

Além disso, o registro de ponto permite controlar a pontualidade dos seus colaboradores, para que você possa cobrar que todos estejam à disposição da empresa sempre que necessário, evitando desfalques na equipe.

Imovel Integrado - Gestão para Imobiliárias e Corretores