Como criar um plano de fidelidade

Como criar um plano de fidelidade

Uma estratégia que vem sendo muito utilizada como “premiação” a clientes é a utilização dos chamados “planos de fidelidade”. São diversas estratégias utilizadas para dar vantagens àqueles clientes que já são fiéis às empresas.

Dada a sua popularidade, esta estratégia está começando a ser banalizada e muitos estabelecimentos estão utilizando deste artifício de forma errada, perdendo dinheiro e deixando de fidelizar clientes.

Para que ações deste tipo funcionem corretamente é necessário observar alguns pontos relevantes, que vão justamente diferenciar a sua estratégia das demais, trazer real ganho ao cliente, sem prejudicar o caixa da sua empresa. Vamos ver alguns destes pontos.

Nuvem Gestor | Sistema de Gestão Online

O que ofertar?

O primeiro ponto importante a se observar no momento de criar um plano de fidelidade é justamente o “prêmio” a ser dado. Nem sempre o seu cliente vê apenas o preço como diferencial para se tornar fiel à sua marca. Por isso, tal premiação não é necessariamente sinônimo de desconto.

Você pode pensar em ofertar brindes, produtos ou serviços complementares ao adquirido, diferença no atendimento, ou até mesmo tal desconto, desde que seja realmente atrativo.

É necessário, de qualquer forma, entender o custo-benefício envolvido na estratégia. Seu cliente precisará investir uma certa quantia financeira para ser considerado fiel à sua empresa, desta forma a recompensa deve fazer com que este cliente entenda que seu investimento valeu a pena.

Em contrapartida, não se pode agradar o cliente a qualquer custo. O plano de fidelidade gera custos para a sua empresa. Portanto, busque dentro dos produtos e serviços ofertados, e também das suas condições de investimento, o que pode ser ofertado para que sua estratégia seja bem-sucedida.

Prepare o caixa

Como dito anteriormente, a sua oferta deve ser condizente com a possibilidade de investimento que sua empresa tem. Caso contrário, a sua estratégia pode se transformar em uma armadilha e gerar grandes prejuízos.

Antes de iniciar a sua ação, analise cuidadosamente as suas finanças, se há grandes gastos previstos para datas próximas, e se você tem uma reserva para bancar a estratégia até que ela passe a ser realmente rentável. Lembre-se que a partir do momento em que você se compromete a dar algo em troca da fidelidade do seu cliente, você precisa cumprir com sua palavra para não acabar criando clientes detratores.

Método

Outro ponto de extrema relevância é o método de participação do seu cliente no plano de fidelidade. Este deve ser o mais simplificado possível, para que o participante não entenda o processo como algo burocrático, fazendo-o desistir.

Entenda que, além do investimento financeiro que seu cliente terá, ele não deseja investir um esforço mental, ou de tempo, para conseguir ser participante do seu plano de fidelidade.

Dê preferência para métodos mais fáceis de se entender, sem deixar de lado mecanismos de controle para sua empresa, visando evitar fraudes ou injustiças com seus clientes.

O que você ganha?

Num primeiro momento esta pergunta pode parecer óbvia: você ganha a fidelidade do cliente e a chance de o mesmo consumir cada vez mais. Este realmente é uma das vantagens, mas você pode ter outras ao criar um plano de fidelidade.

De acordo com o método de participação que você escolha, é possível solicitar alguns dados que, futuramente, podem ser utilizados para segmentar seu público, ou até mesmo apresentar novidades e outras promoções, por exemplo.

Você só deve tomar cuidado para não ser muito invasivo. Solicite apenas os dados necessários, sem que cause receio no seu cliente em participar deste plano.

Divulgue

Com toda a estratégia traçada, agora é o momento de divulgar o seu plano de fidelidade para seus clientes e seu público-alvo. Utilize de diversos meios físicos e digitais para atingir ao máximo as pessoas de interesse.

Se você já tem um meio de contato direto com seus clientes, como um sistema para envio de mensagens via e-mail ou SMS, aproveite para já iniciar a divulgação e trazer os primeiros participantes.

Oficina Integrada | Sistema de Gestão para Oficina Mecânicas