Como aprender a fazer um relatório de vendas

Homem de boné atrás de um computador no caixa de um estabelecimento
(Fonte: Unsplash)

O relatório de vendas é um documento que serve para colher e organizar informações referentes às vendas em uma empresa. Embora possa parecer simples, ele demanda tempo e bastante organização para ser feito e utilizado da melhor maneira possível. Isto porque é o relatório de vendas que permite pensar e repensar estratégias, inclusive em outros setores da companhia.

Afinal, eventos e fatores isolados podem provocar aumento de vendas, mas a melhor maneira de definir metas, identificar problemas e pensar soluções é por meio do relatório de vendas.

O que o relatório de vendas deve conter

Para organizar as informações no relatório de vendas, uma pergunta intuitiva e que pode auxiliar nesse momento é: o que será analisado? Conversões, margem de lucro, vendas perdidas? Em todo caso, listamos alguns tipos de dados que provavelmente ajudarão você a construir um bom relatório. São eles:

  • Número total de vendas em um determinado período;
  • Receita total;
  • Ticket médio;
  • Produtos ou serviços mais vendidos;
  • Número de contatos por ligações ou visitas ao negócio;
  • Dias e horários com mais vendas ou fluxo de clientes;
  • Vendas por vendedores;
  • Investimentos e retornos no setor de vendas.

Faça um relatório de vendas bem formatado

Para organizar os dados recolhidos, utilizar planilhas, tabelas e gráficos pode ajudar. Mas uma simples organização nem sempre é o suficiente, pois depende também dos objetivos do relatório de vendas. Isto é, se é um relatório periódico apenas para acompanhamento da gestão ou do setor, então usar tabelas e gráficos em um documento Word pode ser de grande auxílio.

Entretanto, se o relatório servirá a uma apresentação, utilizar recursos gráficos do Powerpoint ou designs melhor elaborados pode ser uma boa alternativa. Afinal, a apresentação em si é uma parte importante dos dados em reuniões e propostas.

Lembre-se fazer o relatório por períodos

E, claro, cada relatório de vendas deve ser pensado, organizado e feito de acordo com períodos, sejam eles quinzenais, mensais, semestrais ou anuais. Isto porque cada relatório se refere a um período e a análise dos relatórios de vendas ao longo do tempo permite diagnósticos mais precisos.

Ou seja, há uma tendência na venda de determinado produto ou no volume de vendas num determinado mês? O que é possível fazer para melhorar os indicativos nesse período? Ou o problema de vendas está relacionado a outro setor, como o setor de Marketing? Estes são exemplos de problemas que podem ser identificados com a análise de vários relatórios de vendas feitos por períodos, e ao longo do tempo.