O que é ticket médio e como aumentar seu valor

O ticket médio é um bom indicador sobre o quanto a empresa está faturando com venda de produtos ou serviços. É um valor simples de se determinar, mas que pode ser utilizado para diversas ações de melhoria.

Hoje vamos aprender o que é o ticket médio, como calculá-lo e como aumentar seu valor, impactando positivamente no faturamento da empresa.








O que é ticket médio

Podemos dizer, como o próprio nome já deixa a entender, que o ticket médio é a média do valor pago pelos seus clientes com seus produtos ou serviços, em um determinado período.

Este é um indicador financeiro que informa quanto dinheiro seus clientes estão deixando na sua empresa a cada negociação, ou seja, quanto maior este valor, melhor será.

Oficina Integrada - Sistema de Gestão Online

Como calcular o ticket médio da empresa

O cálculo do ticket médio é relativamente simples. Primeiramente devemos determinar um período a ser estudado, seja um mês, um semestre, um ano, etc. Com base neste espaço de tempo, divide-se o valor faturado pela quantidade de clientes do mesmo período.

A importância do ticket médio

Como você pôde ver, é uma conta simples, mas que nos diz muito sobre o faturamento da empresa. É sempre bom lembrar que custa muito menos manter um cliente em sua carteira do que conquistar um novo.

Desta forma, ao aumentar o ticket médio dos seus clientes, entende-se que sua empresa está faturando mais com clientes já fidelizados, aumentando o lucro. Se você tem um bom faturamento, mas um baixo ticket médio, você pode estar vendendo muito para novos clientes, o que pode causar aumento de custos.

Como aumentar o valor do ticket médio

Existem algumas ações que podem fazer com que se aumente o valor do ticket médio da sua empresa. A primeira dela é fidelizar o cliente para que ele retorne e faça novas negociações com você, gastando mais e, portanto, contribuindo para o aumento do ticket médio.

Você também pode aumentar o valor que o cliente deixa em sua empresa a cada negociação. Isso pode ser feito por meio de cross selling e up selling, ou seja, oferecendo produtos e/ou serviços complementares, ou então ofertando um upgrade do que está se comprando por um valor adicional atrativo ao cliente.

Nuvem Gestor | Sistema de Gestão Online