Carros Flex precisam de cuidado diferenciado?

Já parou para pensar quantos carros FLEX existem hoje no país? A possibilidade de ter usado um desses veículos é muito grande. A expansão da tecnologia que permite abastecer tanto com álcool ou gasolina é tamanha que já existe até em motocicletas. E ela veio para ficar!

Mas uma dúvida sempre é recorrente: estes automóveis necessitam de cuidados diferenciados? Essas e outras dúvidas relacionadas a esses veículos regulamentados desde 2003 são destaques de hoje:

1 – Você precisa esvaziar o tanque para colocar um combustível diferente?

MITO! O carro FLEX é programado para rodar com álcool, gasolina ou os dois misturados, independente da proporção. Dizer que o veículo não roda quando troca-se o tipo do combustível vai contra a sua definição de fábrica, por isso, uma falácia.

2 – O carro FLEX vicia se rodar apenas com um tipo de combustível?

Mais uma informação equivocada. Por se tratarem de veículos com injeção eletrônica, na grande maioria dos casos, o automóvel precisa rodar algum tempo com o combustível. Essa distância de adaptação é variável de acordo com o motor e marca, o que leva a falsa crença de que o carro está viciado em um ou outro combustível. 

3 – O abastecimento inicial sempre deve ser feito com gasolina ou álcool?

Apesar de ser fato difundido entre os usuários e concessionárias, o combustível inicial do veículo, quando sai 0km da loja, não interfere em nada no funcionamento ou rendimento do motor. O que especialistas recomendam é que esse primeiro tanque siga o mesmo combustível daquele que foi iniciado na loja, para que o sistema de injeção eletrônica não conflite com o tempo/distância necessários para a adaptação do sistema.

Agora que você já sabe que os veículos FLEX possuem vários mitos, lembre-se que algumas orientações devem ser seguidas de fato, para que o sistema de injeção de combustível se adapte ao tempo exigido pelas marcas. 

Repasse essas informações aos seus clientes utilizando o Oficina Integrada! Ele é o melhor para você gerir sua oficina, com diversos benefícios e funcionalidades! Se ainda não o conhece, faça o NOSSO TESTE GRÁTIS DE 7 DIAS e tenha bons negócios!

Oficina Integrada - Sistema de Gestão Online