Marketing de Influência se apresenta como o mais novo sucesso no mercado

Marketing de Influência - Fonte: Pixabay

O marketing digital já deixou de ser novidade e se tornou uma obrigatoriedade para os negócios em 2023. Mas uma novidade que vem ganhando espaço e sendo cada vez mais explorado é o marketing de influência. Sua ideia se baseia na nova profissão que vem surgindo nas redes sociais, a de criadores de conteúdo, mais conhecido como influenciadores digitais.

Segundo pesquisas realizadas pela agência de comunicação MARCO, 73% dos brasileiros já compraram algo baseado na recomendação de algum influenciador digital. Assim, pode-se notar que cada vez mais pessoas buscam opiniões na internet para saber se o produto é de qualidade ou não.

A expansão do marketing de influência

Desde 2016 essa abordagem já vinha começando nos mercados brasileiros, contudo sua expansão começou verdadeiramente nos últimos 4 anos. Segundo a Marketing Hub, o investimento em marketing de influência chegou a octuplicar o valor, chegando em 13,8 bilhões de dólares em 2021.

E o Brasil, encontra-se no topo da lista de países que usa o marketing de influência ativamente, com mais de 10,5 milhões de influenciadores na rede social Instagram com ao menos mil seguidores. O Brasil encontra-se atrás de outros países em aplicativos que não são tão virais no país, como Tiktok e Youtube.  

Influenciadores em 2023

O mercado de 2023 promete estar aquecido para o marketing de influência, e diversas oportunidades podem surgir para ambos os lados. As empresas estão cada vez mais investindo na presença em redes sociais, usando as tendências como veículo para faturar e crescer suas marcas.

Usar influenciadores digitais pode ajudar na visibilidade da marca, além de trazer mais seguidores para a própria conta da empresa nas redes sociais. Isso permite uma interação mais próxima do cliente com a empresa, o que aumenta as chances de novas compras e indicações dos próprios consumidores.

Para quem está começando a investir nessa área, é importante ficar atento que o marketing de influência pode exigir tempo e um investimento mais alto que o marketing convencional. Afinal, quanto maior o número de seguidores, maior será o valor cobrado por postagem e indicação do produto.

Para pequenas empresas, é possível buscar influenciadores que aceitem realizar a propagando em troca de amostras grátis do produto ou gratuidade nos serviços prestados. Caso se tenha um investimento maior disponível, a dica é buscar pelos influenciadores do momento. Ou seja, aqueles que estão tendo grande repercussão nas redes sociais naquele mês.

Quer saber mais sobre como utilizar influenciadores digitais para crescer o seu negócio? Não deixe de conferir como fazer marketing digital com influenciadores digitais.