Como agir diante de clientes inadimplentes?

Se você está tendo problemas com inadimplência vinda dos seus clientes, é hora de acender o sinal de alerta na sua empresa e identificar o que pode estar causando essa situação. Se antecipar a questões como essas, pode ser o diferencial que evitará que a sua organização feche as portas por causa da falta de pagamentos.

Para isso, você pode contar com dicas que vão te ajudar a lidar com a inadimplência e, em alguns casos, reestabelecer a confiança entre as partes, a ponto de consolidar ainda mais a parceria.

Evite que a inadimplência aconteça

A nossa primeira e talvez mais importante dica, é a de evitar que a situação de inadimplência se instale. Para isso, vale a pena contar com serviços de análise de crédito, que farão a verificação da situação financeira do cliente na praça.

Tenha um planejamento, caso o atraso aconteça

Se o dinheiro não entrou no caixa, isso irá afetar outro departamento de sua empresa. Então, esteja preparado para cobrir essa falta de pagamento provisoriamente, para que consiga lidar com a situação de uma maneira calma e coerente.

Entre em contato com o cliente

Não há um prazo ideal para iniciar a cobrança, mas você pode “lembra-lo” da falta de pagamento no dia seguinte ao vencimento do prazo. Por vezes, esse atraso foi ocasionado por uma questão bem menos preocupante que a inadimplência, em si, como a perda do boleto, por exemplo.

Como lidar com a inadimplência dos seus clientes

Lidar corretamente com essa situação, vai além de recuperar o pagamento e utilizá-lo para repor a saúde financeira do seu negócio. Dar atenção aos clientes inadimplentes traz outros benefícios, que são tão importantes quanto o dinheiro, em si.

É interessante considerar que, se esse atraso de pagamentos aconteceu, algo deve ter motivado a situação. Em tempos de crise econômica, potencializado por problemas de cunho de saúde, é essencial ter uma gestão humanizada ao tratar com esses clientes. Compreender o que houve e ouvi-lo, é a chave para estreitar o relacionamento e caminhar em direção à correção do problema.

Mas, também é preciso considerar que essa falta de pagamentos pode estar relacionada à outras situações, como o desagrado pelo seu produto, por exemplo. Nesses casos, o diálogo também é a melhor solução para evitar desentendimentos.

Por fim, não abra mão de seus recebimentos. Por ter prestado um serviço ou disponibilizado um produto, é natural que você receba por isso e, acredite, seus clientes inadimplentes também sabem disso. Conte com o apoio de um time de cobrança, mas sempre se lembre de manter a gentileza e a educação, mesmo em momentos onde será preciso ter mais firmez