4 regras para precificar seus serviços

Preços - Fonte: Pexels

O preço de um produto ou serviço prestado é determinante para quem uma empresa se torne sustentável. Por isso, saber sobre precificação é tão importante no ramo empresarial, sendo que ela irá estabelecer a sobrevivência da empresa e também o equilíbrio financeiro.  

Para chegar a um valor final de um produto é preciso colocar em conta as despesas de produção e uma margem de lucro que seja suficiente para a empresa e dentro do que o cliente está disposto a pagar. Portanto, confira a seguir 4 regras para precificar seus serviços e ajudar a sua empresa a conseguir o preço certo para os produtos e serviços fornecidos. 

1. Observe a concorrência 

Na hora de calcular o preço de algo, é importante fazer uma pesquisa de mercado. E apesar de existirem tabelas de preços mínimos, nem sempre utilizá-las é uma boa opção, afinal elas podem não levar em conta todos os custos que sua empresa tem na produção do produto. Portanto, a melhor referência é utilizar a concorrência sempre levando em conta os tipos de fornecedores, qualidade do produto e o tamanho da empresa. Naturalmente uma empresa que está a mais tempo no mercado e já é conhecida consegue cobrar um preço mais elevado.  

2. Cobrar por hora ou ter preço fixo 

Os preços variam de nicho para nicho, e existem serviços que valem mais serem cobrados por hora do que por um preço fixo. Tudo irá depender do gasto, do tipo da atividade realizada e também do tempo que leva. Produtos geralmente apresentam preços fixos, enquanto serviços cobram por hora. A hora também deve ser calculada levando em conta o quando se quer ganhar por mês ou ano. De forma que sua hora de trabalho deve levar em conta os gastos de produção e de mão de obra.  

3. Determine seus custos 

Uma parte importantíssima para garantir que o preço colocado esteja de acordo para a sobrevivência da empresa é o cálculo dos gastos. Quanto custo para fazer determinado produto? Sendo que tudo deve ser levado em conta, desde matéria prima, equipamentos, energia, combustível, etc. Esse cálculo deve ser o mais detalhado possível.  

4. Defina sua margem de lucro 

Por fim, é preciso determinar uma margem de lucro que seja suficiente para dar retorno a sua empresa. Afinal, além dos gastos da empresa, é preciso tirar o salário dos funcionários e o salário do dono também. Dessa forma, a margem de lucro irá determinar o quanto realmente será ganho em cima da venda de certo produto ou serviço. Lembrando também que após colocada a margem, é preciso verificar se o valor final do produto é o que os clientes estarão dispostos a pagar. Afinal, sem vendas também não há lucro.  

Quer saber mais sobre preços e valores? Não deixe de conferir nosso post Preço ou Valor: o que você vende ao seu cliente?