Tudo que você precisa saber sobre o novo perfil do comprador de imóvel

O perfil dos compradores de imóveis mudou consideravelmente nos últimos anos. Isso, devido às várias mudanças econômicas no Brasil, principalmente a respeito das modificações nos critérios de financiamento. A mudança nesses perfis foram dentro das próprias classes sociais. É notório alguns elementos em comum, como por exemplo, a preferência por bairros deixou de ser um critério relevante. Em algumas cidades, bairros mais distantes do centro têm ganhado destaque. Olha só as principais mudanças de acordo com cada classe.

Classe A
O perfil da Classe A antigamente optava por casas com muitos quartos e banheiros, além de todos os cômodos serem espaçosos. Atualmente, essa classe opta por casas menores, mas não menos luxuosas. Isso principalmente devido a configuração familiar que antes era de muito filhos.
A preferência por bairros não é um critério muito relevante. Estão mais preocupados com a beleza e qualidade do imóvel do que com tamanho e localização. Os condomínios ainda são os preferidos dessa classe.
Além disso, costumam pagar a vista ou dividir o valor em poucas parcelas.

Classe B
Ao contrário de décadas atrás, a classe B prefere alugar do que comprar um imóvel. Os apartamentos de 2 e 3 quartos são os preferidos. Não há preferência por bairros, mas os imóveis próximos ao metrô em grandes cidades, são os destaques no quesito localização.
A maioria da classe, ao comprar um imóvel, já possui 50% do valor e opta por financiar a outra metade.

Classe C
A classe C, que antigamente não possuía poder aquisitivo suficiente para comprar um imóvel, hoje opta pelos imóveis novos. Preferem financiar o valor integral, oferecendo de entrada apenas um valor simbólico. Não se preocupam em pagar o imóvel em muitas parcelas, alguns costumam dividir em 60, 72, 120 vezes. Geralmente, optam pelos programas de crédito de bancos ou do governo.

Para dar conta de todas essas informações, só mesmo um software de gestão para ajudá-lo. Com essa ferramenta é possível emitir relatórios de imóveis, onde é possível buscar por categorias, número de quartos, se há ou não garagem, por bairro, ordenar por menor valor ou maior valor, e várias outras funções que vão ajudá-lo a encontrar o imóvel ideal para cada cliente.

controle-imovel-integrado-software-imobiliaria