Saiba como calcular o faturamento da sua empresa

Faturamento - Fonte: Pexels

A parte financeira de uma empresa é uma das mais importantes por mostrar indicadores, como por exemplo o faturamento. Esse parâmetro é importante para entender se o negócio está se tornando sustentável ou não. Dessa forma, entender o que é o faturamento da empresa é essencial para garantir o sucesso da marca. Confira a seguir o que é o faturamento e como calcular ele.  

 O que é o faturamento de uma empresa? 

O faturamento se remete a um local que realiza negócios entre duas pessoas, sendo que esse negócio irá gerar um ganho monetário. Portanto, o faturamento de uma empresa será a soma de tudo que fora vendido ou de todos os serviços prestados dentro de um tempo, geralmente por mês ou ano.  

Por exemplo, se uma empresa vende R$800 reais em produto para 15 clientes em um mês, ela terá um faturamento total de R$12.000 nesse mês. Assim, pode-se concluir que o faturamento está intimamente ligado com número de vendas ou serviços prestados e o preço cobrado por cada produto ou serviço.  

Faturamento bruto x Faturamento líquido 

Faturamento bruto 

O faturamento ainda pode ser dividido em bruto e líquido. O faturamento bruto será o valor recebido por cada venda no mês ou ano. De forma que sempre que um novo produto é vendido o faturamento bruto cresce proporcionalmente. Isso será independente da forma de pagamento, seja parcelado ou não, o valor contato será o total do produto.  

Assim, para calcular o faturamento bruto basta multiplicar a quantidade de produtos ou serviços realizados no período de interesse e multiplicar pelo seu valor correspondente. Ao somar o valor obtido para cada tipo de produto e serviço oferecido você terá o faturamento bruto total mensal ou anual.  

Faturamento líquido 

Diferente do faturamento bruto, o faturamento líquido consegue trazer uma análise melhor de desempenho da empresa. No líquido é colocado os impostos de cada produto e de prestações, assim como é considerado vendas que foram canceladas ou devoluções de produtos. Assim, é preciso conhecer tributos que incidem nas vendas realizadas pela empresa. Portanto é preciso ter um conhecimento sobre o imposto sobre serviços (ISS), importo sobre circulação de mercadorias e serviços (ICMS), e imposto sobre produtos industrializados (IPI). 

Para calcular o faturamento líquido é só subtrair os impostos sobre cada produto vendido ou serviço prestado e as deduções de vendas do determinado período. Para maior controle financeiro é indicado que o cálculo seja feito mensalmente, e ao final do ano basta realizar a soma dos faturamentos de cada mês para obter o faturamento líquido anual.  

Quer saber mais sobre gestão empresarial? Não deixe de conferir 7 dicas para ter uma gestão empresarial de sucesso.