4 dicas de gestão para sua loja virtual

Gestão loja virtual - Fonte: Pexels

Com o aumento do uso da Internet, as vendas on-line já estão em outro patamar. E com isso, ter uma loja virtual pode ser um sonho se tornando realidade para muitos empreendedores brasileiros. Contudo, mesmo tudo sendo virtual, nem sempre a gestão pode ser fácil. Afinal, o processo de venda pode ser maior ainda que o físico, afinal você terá que enviar o produto para que o mesmo chegue no cliente. Confira a seguir 4 dicas de gestão para sua loja virtual

Organização e planejamento financeiro 

O primeiro ponto para ter uma boa gestão é a organização. É preciso ter um bom controle do estoque de produtos, como será feito o transporte, a embalagem, os tipos de pagamento, etc. Assim, o planejamento e a, tanto financeira quanto de logística, são importantes e precisam ter a atenção do dono da loja virtual para que tudo saia como planejado.  

Analise sua loja virtual 

Em uma loja virtual a quantidade de itens vendidos é apenas uma das métricas, mas outras como número de visitas, quanto tempo os clientes passaram na sua loja, número de cliques e acessos, compras efetuadas, pessoas com produtos no carrinho, são tão importantes quanto. Por meio da análise dessas métricas é possível entender o rendimento do seu negócio, se é preciso modificar algo, o porquê certos consumidores não concluíram as compras, etc.  

Tenha mais de uma forma de transporte 

Com vendas on-line os prazos são importantes, e podem afetar a reputação da loja. Afinal, os clientes querem que o produto chegue dentro do prazo estipulado. Contudo, quando se utiliza apenas uma forma de transporte, a loja acaba por ficar limitada e pode sofrer de períodos de greve ou outros imprevistos que podem afetar suas vendas. Assim, é sempre recomendado que se tenha ao menos duas opções de transporte e fretamento para que o cliente possa escolher o que mais lhe agrada.  

Use as avaliações a seu favor 

Um ponto muito positivo de se realizar vendas on-line é que os clientes podem avaliar os produtos e todo o processo da venda. E essas opiniões e avaliações podem ser utilizadas a seu favor para conquistar novos clientes. Os consumidores atualmente buscam sempre por opiniões de consumidores que já compraram no local, afinal isso traz mais confiança de que o produto é de qualidade e que ele irá chegar no destino sem demais problemas. Portanto, utilize essas avaliações e coloque elas o mais visível possível, para que os possíveis novos clientes tenham acesso fácil a elas.