5 dicas de como fazer o dinheiro trabalhar para você

Dinheiro multiplicando - Fonte: Pexels

Muitas pessoas buscam por formas de conseguir mais dinheiro a partir da própria renda que tem, seja aplicando dinheiro na poupança, comprando imóveis ou terrenos, ou até mesmo investindo em ações. E, claramente, dependendo do risco que se corre, é possível conseguir mais ou menos dinheiro a partir do que foi investido. O objetivo maior sempre será chegar em um momento em que o dinheiro trabalhe para você, de forma que não seja necessário inserir mais para continuar lucrando. Confira a seguir 5 dicas de como fazer o dinheiro trabalhar para você. 

1. O primeiro passo é se planejar financeiramente 

A primeira dica para quem quer ter o dinheiro trabalhando, com certeza é fazer um planejamento financeiro. Isso porque muitas vezes existe um período em que você precisará apenas investir e não terá retorno. Ou seja, esse dinheiro não pode fazer falta na sua renda mensal. Portanto, o planejamento irá te mostrar quanto você pode aplicar ou investir. E aí vem uma dica importante, não mexa no dinheiro que você investiu, pois se você mexer em um curto período de tempo seu retorno será pequeno ou nulo. 

2. Qual o seu perfil de investidor? 

Outra parte importante de quem quer fazer o dinheiro trabalhar é saber qual o perfil de investidor que você se enquadra. Se você é iniciante e ainda não tem muito patrimônio, é possível correr maiores riscos sem grandes consequências. Agora se você já alcançou um certo nível, é importante querer mantê-lo, dessa forma negócios menos arriscados são melhores.  

3. Abra sua conta em uma corretora de valores 

Para poder fazer certos tipos de investimentos, como na bolsa de valores, é preciso ter uma conta em uma corretora de valores. As corretoras são intermediárias entre quem quer o investimento e quem irá dar o dinheiro. Além disso, as corretoras podem ser muito úteis para entender melhor que tipo de investimento é o ideal para você e quais as melhores oportunidades.  

4. Acumulação, multiplicação e preservação 

Existem três fases principais que um aspirante a investidor irá passar. Primeiro, é a fase de acumulação, ou seja, o intuito aqui é conseguir obter mais dinheiro para fazer investimentos maiores. A segunda fase é a de multiplicação, no caso aqui você já conseguirá fazer com que o dinheiro trabalhe para você, em que o tanto que você acumulou você irá aplicar em novas ações, negócios, terrenos, etc.

E a terceira é quando você já conseguiu uma boa quantidade ou a quantidade desejada e você tem que preservar ela. Afinal, investimentos maiores trazem retornos maiores, porém apenas se os mesmos forem bem-sucedidos. Dessa forma, após obter o dinheiro é preciso cuidar para mantê-lo e não perder tudo que foi conquistado com aplicações com alto risco ou sem reflexões.