Quais desafios um bom líder deve vencer

O bom desempenho de uma equipe requer, entre outras coisas, um bom líder para guiar todo o time no rumo dos bons resultados. E para que esta liderança seja bem-sucedida quem está à frente deve vencer alguns desafios do dia a dia de qualquer empresa.

Estes desafios, em certos momentos, não assustam. Porém, com o passar do tempo podem se tornar uma “bola de neve” e acabar por prejudicarem o andamento dos processos da empresa. Por isso vamos apresentar quais são alguns destes desafios e como vencê-los.





Recrutamento eficaz

Grandes empresas contam com setores de recursos humanos prontos para selecionar os melhores candidatos. Porém, em pequenos e médios empreendimentos a seleção é feita por quem ocupa cargos de gestão, os líderes.

Oficina Integrada - Sistema de Gestão Online

Desta forma, é essencial que este líder tenha uma boa visão ao analisar currículos e entrevistar candidatos às vagas em aberto. Estudar sobre o processo de recrutamento e seleção é uma boa saída para minimizar erros no momento da contratação.

Outro fator determinante ao recrutamento eficaz é o conhecimento, por parte do líder, de todos os processos da empresa. É necessário entender o funcionamento do negócio como um todo para escolher bem que se encaixa em cada função.

Comunicação

O desafio de se comunicar bem está presente no ambiente de qualquer empresa. Falhas neste processo, que a princípio parece simples, podem causar perda de produtividade, retrabalho e, até mesmo, prejuízos financeiros.

A boa comunicação consiste em transmitir uma mensagem de um ponto ao outro sem que haja diferentes interpretações. O problema é que, quando há uma falha nisto, há um pré-julgamento de que a culpa é de quem recebeu a mensagem, por não a interpretar corretamente. Mas não é bem assim.

Em alguns casos a falha de comunicação está em quem a emite, que não deixa claros todos os pontos importantes para que ela seja interpretada. Para um líder, é necessário entender que cada pessoa pensa de uma forma diferente e, por isso, podem haver interpretações diferentes de um mesmo tema.

Para que o líder consiga se comunicar de forma eficaz, então, é imprescindível ter calma, explicitar o máximo de detalhes possível, pensar “com a cabeça” do colaborador e, por fim, utilizar os meios adequados para se comunicar, levando em conta a formalidade e a facilidade de difusão da informação.

Gestão de metas

Toda empresa precisa de metas para direcioná-la a determinado patamar acima do que está no presente. Por tanto, se elas têm este papel, é necessário gerenciá-las de forma impecável, para que a empresa não tome rumos “desagradáveis”.

O bom líder deve criar metas que realmente sejam capazes de extrair o melhor de cada um na equipe. Mas, além disso, é importante gerenciar os resultados para que tudo saia conforme o esperado.

Não se pode deixar que resultados ruins se repitam por muito tempo sem que seja tomada uma ação corretiva. Da mesma forma, quando uma meta passa a ser alcançada com certa facilidade, e hora de rever o valor exigido e “subir a régua”.

Trabalho sob pressão

O ambiente de trabalho está repleto de pressões sobreo líder vindas de todas as partes, seja de proprietários ou sócios, seja da equipe de colaboradores. É claro que, na verdade, todos ali estão sob pressão, mas os líderes precisam se destacar neste quesito.

Quando um barco está no mar, todos sofrem quando há uma tempestade, mas cabe ao comandante organizar a equipe e buscar uma forma de sair daquela situação, contando com o apoio de todos. Podemos trazer esta comparação para o meio profissional quando dizemos que o líder deve reagir bem a situações de estrese intenso.

Em momentos onde algo não sai como o esperado, em que algum resultado não é alcançado, ou qualquer outro problema acontece, o líder precisa manter a calma para tratar a situação da forma mais analítica possível. Agir por impulso acaba levando o mesmo a tratar apenas a consequência, ao invés de buscar a causa.

Além disso, quando o líder deixa se levar pela pressão e acaba “estourando”, causa-se um mal-estar dentro da equipe, alguns funcionários podem se sentir ofendidos naquela situação e, até mesmo, perderem a confiança neste líder. Por isso é tão importante saber trabalhar sob pressão.

Delegar tarefas

Precisamos deixar claro que delegar tarefas é diferente de simplesmente mandar fazer algo. A segunda afirmação nos diz apenas que um colaborador precisa realizar uma tarefa que foi solicitada simplesmente porque está hierarquicamente abaixo de seu chefe.

Já quando o líder delega uma tarefa, ele precisa analisar diversos fatores para que o resultado final daquela ação seja o melhor possível. Quem é a pessoa mais indicada para aquela tarefa? Quem está com mais tempo disponível? É necessário algum conhecimento ou informação prévios? Estas são só algumas perguntas que devem ser feitas.

Um líder não precisa de uma equipe em que todos sabem fazer de tudo, mas sim de colaboradores muito competentes no que fazem e que, juntos, formam um time completo e pronto para alcançar mais e melhores resultados.

Imóvel Integrado

FAÇA SUA INSCRIÇÃOJunte-se a milhares de empreendedores como você. Faça parte da Lista VIP.