Como definir metas para seu negócio

Como definir metas para seu negócio

Gerenciar um empreendimento vai muito além de delegar tarefas, controlar contas e recebimentos. Afinal, a ideia é que seu negócio sempre cresça, alcance mais clientes e, consequentemente, aumente seu faturamento e seu lucro.

Deixar que seu negócio prospere sem saber onde quer chegar é um enorme risco. Quando você menos esperar, pode ser surpreendido por erros, falhas no atendimento ao cliente, ou até mesmo dificuldade financeira.

Para que seu negócio alcance maiores patamares de forma sustentável, você precisa definir metas para os processos e resultados. Com metas você consegue enxergar e transmitir aos colaboradores, de forma mais fácil, onde sua empresa chegará.

Mas não basta apenas criar metas de forma aleatória. É necessário uma série de análises sobre seu negócio para que tais metas realmente ajudem no impulsionamento do seu negócio. É neste ponto que o texto de hoje te ajudará. Veja abaixo alguns pontos relevantes para a construção das suas metas.

Nuvem Gestor | Sistema de Gestão Online

Onde você quer chegar?

Antes de definir as metas, primeiro é necessário entender como você imagina que estará seu negócio daqui algum tempo. Digamos que as metas seriam “como” você alcançaria este objetivo, que é a visão da empresa.

Tal objetivo deve ter um prazo específico para ser atingido, deve ser algo tangível, ou seja, um resultado que pode ser medido, e também deve ser um resultado relevante para empresa, demonstrando uma real evolução.

Por isso, as metas também devem ser da mesma forma. Dizemos que elas devem seguir a sigla em inglês SMART, que em português significa: Específica (não deve haver mais de uma meta para o mesmo), mensurável (pode ser medida), alcançável (não deve ser algo impossível de se alcançar, mas também nada muito fácil), relevante (o que é medido pela meta é realmente importante?) e temporal (deve-se estipular prazo para avaliação da meta, e para alcança-la).

Conheça a capacidade do negócio

Ao estabelecer determinada meta, antes você deve avaliar a capacidade de você, ou sua equipe, para que o trabalho consiga alcançar o resultado desejado. Como dito acima, a meta deve ser alcançável.

Buscar determinado resultado, seja para vendas ou processos, por exemplo, que esteja muito acima do que já foi realizado anteriormente, pode fazer com que nunca se alcance a meta, gerando frustração e uma falsa sensação de incapacidade.

Conheça o mercado

Você também precisa conhecer o mercado onde seu negócio está inserido, antes de criar objetivos e metas. Deve-se entender qual a demanda pelo que você oferece, a expectativa de crescimento do setor, qual a forma de trabalho da concorrência, etc.

Lembre-se que esta análise deve ser feita levando em consideração concorrentes de características semelhantes às suas (localização, tamanho, clientes, serviços, etc.), justamente para não se correr o risco de criar a ilusão de que o negócio atingirá um patamar além da capacidade.

Mantenha dados organizados

Para que você consiga analisar o histórico de desempenho do seu negócio, quais resultados já foram alcançados e onde você pode chegar, tudo isto de forma rápida e prática, ter a sua disposição relatórios e gráficos pode facilitar muito.

Sistemas de gestão são ótimos aliados no gerenciamento de metas, pois proporciona ao empreendedor a organização dos dados importantes da empresa, bem como a sua análise para a tomada de decisão.

Os sistemas Imóvel Integrado, Oficina Integrado e Nuvem Gestor permitem ao empreendedor a gestão de informações relevantes ao negócio, além de gerar relatórios úteis, como fluxo de caixa, contas a pagar e receber, entre outros. Clique aqui e conheça mais sobre nossos sistemas.

Agora que você já sabe como gerenciar suas metas, faça um bom trabalho para o crescimento do seu negócio!

Oficina Integrada | Sistema de Gestão para Oficina Mecânicas