Dicas: o que evitar na gestão financeira empresarial

Colegas de trabalho escrevendo em lousa branca
(Foto: Unsplash)

Ser empreendedor, gestor, ou, em geral, o responsável pela gestão das finanças de uma empresa não é uma tarefa fácil. Apesar disso, também não é necessário que seja um bicho de sete cabeças, não é mesmo? Pensando nisso, nós da Blog Mundo Mídia separamos algumas dicas que podem fazer a diferença na gestão financeira. Afinal, errar faz parte dos processos de aprendizagem envolvidos nas empresas, mas há erros que você não precisa cometer. Confira.

Misturar finanças pessoas e empresariais

Empreendedores mais maduros já ouviram muito essa frase, do mesmo modo que muitos empreendedores e gestores mais jovens. E, apesar de ser quase uma sabedoria popular, é possível que você ou algum empresário conhecido já tenha misturado finanças pessoais e finanças da empresa. 

Para evitar desequilíbrios ou até descontrole financeiro, é importante manter contas separadas e, caso seja necessário utilizar dinheiro do caixa da empresa, repor, posteriormente. Apenas desta maneira é viável ter clareza sobre as finanças da empresa.

Precificação incorreta

Precificar corretamente pode ser difícil, mas utilizar preços abaixo do valor justo para seu produto ou serviço apenas atrapalha o negócio. Assim, para precificar, leve em consideração os custos de produção, tempo, mão de obra, matéria prima, mas também o custo do marketing, treinamento da equipe, aluguel, entre outros. Apenas considerando todos os custos envolvidos e a margem de lucro desejada é possível precificar corretamente. Para se informar com mais dicas de precificação, acesse outro de nossos artigos.

Ausência de montante de reserva

Um valor que não está ligado ao fluxo de caixa, capital de giro, mas reservado exclusivamente para imprevistos. Este tipo de reserva financeira pode fazer toda a diferença em uma empresa. Em geral, a maior parte dos pequenos negócios demora, inclusive, para consolidar um capital de giro ou gerir corretamente o fluxo de caixa.

Apesar disso, ter um montante de reserva é o que pode salvar sua empresa ao prevenir endividamentos, honrar compromissos financeiros com fornecedores, entre outros. 

Fonte única de renda

Por fim, todo empresário quer viver da renda da sua empresa. Entretanto, ter apenas uma única fonte de renda não é interessante para a pensar a gestão financeira de uma empresa. Isto porque, em casos de imprevistos em que é necessário ter mais despesas com a empresa, ou despesas pessoais, ou ainda quando a receita diminui abruptamente, a empresa tem risco de falir.
Dito isto, diferentes fontes de renda, de diferentes produtos e serviços, são bem-vindas para que seja feita, de modo tranquilo, uma gestão financeira da empresa. Somado a isto, deve haver fidelização de clientes para procurar manter receitas recorrentes na empresa.