4 formas de calcular a taxa de engajamento da sua marca

Taxa de engajamento - Fonte: Pexels

Taxa de engajamento por alcance 

A taxa de engajamento por alcance irá medir o engajamento em relação ao conteúdo postado. Em outras palavras, ela irá mostrar quantas pessoas interagiram com sua marca após ver o conteúdo postado. Para realizar esse cálculo basta dividir o engajamento total por postagem pelo alcance da postagem e multiplicar por 100 para obter em porcentagem. Para obter a taxa para toda a campanha basta somar todas as taxas e dividir pelo número de publicações total.  

Portanto, se você tiver um número de interação de 30 e um total de alcance de 800 pessoas, sua taxa de engajamento por alcance será de 3,75%. Apesar de ser uma variável mais complexa de se trabalhar, ela mostra quanto dos seus seguidores realmente são compradores e compartilham suas postagens.  

Taxa de engajamento por postagem 

Diferente da taxa de engajamento por alcance, a taxa de engajamento por postagem, como o próprio nome induz, é específica para avaliar o quanto seus seguidores interagiram com determinada publicação. Portanto, você irá calcular ela dividindo o número de engajamentos pelo número de seguidores, e multiplicar por 100 para obter em porcentagem.  

Por exemplo, se você teve 50 interações em uma publicação e seu total de seguidores é de 3000, sua taxa de engajamento para essa publicação específica foi de 1,66%. Novamente se você quiser avaliar para toda a estratégia de marketing adotada, então basta somar todas as taxas de engajamento por postagem e dividir pelo total de postagens.  

Taxa de engajamento diário 

Outra métrica que pode ajudar a ver a evolução de uma campanha, ou da própria interação dos seus seguidores com as publicações, é a taxa de engajamento diário. Ele irá dar uma noção de quanto seus seguidores interagem com sua página por dia, o que permite avaliar a evolução das postagens e dos conteúdos as publicações. Para fazer o cálculo de apenas um dia basta dividir o engajamento total do dia pelo número de seguidores, já se você quiser em um determinado período, é feita a divisão do engajamento nos dias interessados pelo número de seguidores multiplicado pelo número de dias.  

Taxa de engajamento por visualizações 

Para quem trabalha com vídeos, e principalmente com plataformas como Youtube e TikTok, a taxa de engajamento por visualizações pode ser uma ótima forma de rastrear o engajamento da marca com os clientes. Para obter essa métrica basta dividir o total de engajamentos que o vídeo gerou pelo total de visualizações. Assim, se seu vídeo teve 100 mil visualizações e 12 mil interações no total, contando número de curtidas, compartilhamentos e comentários. Sua taxa de engajamento por visualizações será de 12%. 

Quer saber mais sobre indicadores de desempenho? Não deixe de conferir 4 indicadores de desempenho essenciais para quem vende on-line