Como cobrar clientes inadimplentes de forma sutil

A maior parte dos processos de venda e das transações comerciais é simples e, geralmente, resolvem-se em poucos minutos. Por outro lado, outros esbarram em complicações e algo que tira qualquer administrador do sério: clientes inadimplentes. O ideal é jamais oferecer um produto ou serviço sem uma garantia de pagamento prévio, mas sabemos que, em alguns contextos, a regra nem sempre se aplica.

Pensando nisso, vamos ensinar a você como cobrar aquele cliente sem causar qualquer constrangimento e ainda mantê-lo na sua lista de contatos:

1. Seja cordial e não tenha medo de fazer a cobrança

Infelizmente, alguns consumidores se aproveitam da insegurança e vergonha do vendedor em cobrar por um trabalho feito e até fingem que nunca aconteceu. Por isso, jamais tenha medo de fazer a cobrança! Você está em seu direito enquanto fornecedor de serviços e produtos e não deve hesitar em notificar o cliente da inadimplência. Neste momento, no entanto, é extremamente importante ser cordial.

Como informa o Código de Defesa do Consumidor, não se deve e nem pode constranger o indivíduo. Isso não significa, no entanto, que você tem de deixá-lo andando por aí, sem acertar as contas. Receber também é um direito seu: por isso, guarde todos os documentos referentes ao processo de venda e não hesite em contatar consumidores para quitar quaisquer dívidas.

2. Ofereça opções de parcelamento

O parcelamento de compras é uma saída criativa do mercado brasileiro para contornar o poder aquisitivo desvantajoso da maioria. Isso significa que, ao contrário de outros mercados, aqui não é preciso ter todo o dinheiro em mãos ou fazer um pré depósito para acessar algum serviço ou comprar determinado item: é possível parcelar a compra e pagá-la gradativamente.Esta é uma dica que serve, na verdade, até para evitar a inadimplência: tenha sempre opções de parcelamento em crédito ou débito e alta integralização com as mais diferentes formas de pagamento. No entanto, ao perceber que o cliente não conseguirá quitar a dívida a tempo e a cobrança inicial já foi feita, não hesite em oferecer o parcelamento como saída.

3. Notifique os clientes

Já pensou o quão incrível seria se você pudesse notificar os seus consumidores que a data de um pagamento está próxima, seja por SMS ou e-mail? Ficaria muito mais fácil lembrá-los da dívida e, num momento posterior, até realizar cobranças, certo? Com o software de gestão on-line Nuvem Gestor, você tem acesso a essa ferramenta e ainda muitas outras!

O Nuvem Gestor veio para revolucionar a sua vida enquanto administrador(a) de um negócio. Além da função de disparos de SMS, ele conta com a emissão automática de notas fiscais e notas fiscais eletrônicas, o que é uma verdadeira “mão na roda” para qualquer empresa, e ainda cuida de todo o seu controle de estoque e dados financeiros.

Saiba mais acessando este link.