O que é uma pesquisa de mercado e como fazer na sua empresa

Papéis espalhados em uma mesa com a anotações e fluxograma com notebook na mesa.
(Foto: Unsplash)

Uma das atividades que nem sempre são feitas antes da abertura de um negócio, mas impactam diretamente no sucesso de uma empresa, são as pesquisas de mercado. Com elas, é possível colher dados importantes para posicionar a empresa no mercado. Além disso, criar estratégias nos diferentes setores, como marketing e vendas, é um processo facilitado com este tipo de pesquisa. Confira como e porque fazer uma em sua empresa.

Benefícios de fazer pesquisa de mercado

Ao fazer uma pesquisa sobre um setor do mercado, as principais informações colhidas dizem respeito ao comportamento de consumo do público em questão. Ou seja, na venda de um produto, como calçados, tem-se um amplo público, e os dados serão, também, amplos. Mas se o calçado em questão forem tênis esportivos, os consumidores serão mais específicos e, em consequência, os dados mais precisos.

Em termos gerais, fazer ou estudar pesquisas de mercado já feitas permite que as empresas:

  • Conheçam o perfil de seu público-alvo;
  • Compreendam o mercado de atuação em que estão inseridas;
  • Conheçam e analisem as empresas concorrentes;
  • Explorem diferentes segmentos do mercado e novos públicos;
  • Identifiquem tendências e oportunidades no mercado;
  • Repensem estratégias para melhorar resultados.

Tipos de pesquisa de mercado

As pesquisas de mercado podem ser, em resumo, pesquisas quantitativas, qualitativas, ou mistas, que mesclam ferramentas de ambos os tipos de pesquisas. Na pesquisa qualitativa as questões comportam respostas longas, que envolvem a subjetividade dos envolvidos e podem ser feitas com entrevistas e grupos. Já a pesquisa qualitativa é comumente feita buscando dados objetivos, como hábitos dos consumidores, utilizando, principalmente, questionários de múltipla escolha.

Com as pesquisas “quali”, é possível fazer estudos aprofundados, e as pesquisas “quanti”, por sua vez, comportam investigar como a marca é recebida pelos consumidores ou o que eles buscam no tipo de produto, por exemplo.

Como fazer uma pesquisa de mercado

Embora as pesquisas sejam um assunto complexo, há um esqueleto que pode orientar uma pesquisa de mercado:

  1. Defina o objetivo da pesquisa, ou o que se quer saber com ela;
  2. Defina, também, quem é o público-alvo da pesquisa;
  3. Determine como serão selecionados os participante;
  4. Elabore e aplique um questionário;
  5. Faça a análise dos dados colhidos.

Cada um desses passos demanda trabalho e deve ser pensado, de preferência, com várias cabeças, de modo a chegar nas melhores ações para a pesquisa. Dito isto, os dados colhidos devem ser interpretados tendo em mente, também, dados sobre o mercado em geral. Para mais detalhes, confira outro artigo do Blog Mundo Mídia e boa pesquisa!