Empreendedorismo: 5 formas de se beneficiar com o Networking

networking (Fonte: Pixabay)
networking (Fonte: Pixabay)

Para um empreendedor é muito importante manter uma rede de relacionamento bem estabelecida para alcançar melhores resultados na sua empresa. Venha conosco descobrir o que é o Networking e como utilizar isso para se beneficiar.

Mesmo que a maioria das relações comerciais se baseiem na troca benéfica entre empresas, existe a necessidade de relacionamentos entre pessoas para que elas ocorram. Por isso, empreendedores que buscam manter e nutrir boas redes de relacionamento com comerciantes, clientes e parceiros ganham muito com isso. Leia até o final do artigo e acesse o Blog Mundo Mídia para saber mais sobre o assunto.

O que é Networking?

A palavra inglesa Networking se refere ao ato de criar e manter uma rede comercial de relacionamentos entre as pessoas. Para a existência de tais ações, é preciso se dedicar a esses relacionamentos, mantendo-os ativos, saudáveis e benéficos para todos os participantes.

Vale lembrar que você só é lembrado se for visto. Dessa maneira, é sempre importante que sua instituição mantenha sua relação ativa com outras empresas, através de comentários em redes sociais, agendamento de reuniões e diversas outras práticas que podem facilitar essas condutas.

Esse networking pode ter iniciado com as pessoas que estudaram junto na universidade, amigos que possuem o mesmo perfil de interesse e até mesmo pessoas que conheceu em redes sociais ou através de terceiros. 

Quais os benefícios do networking para sua empresa?

Como já foi exposto anteriormente, a realização do networking pode ser muito boa para as empresas e empreendedores participantes se realizadas da maneira correta. Abaixo estão descritas alguns outros benefícios dessa prática:

  • Novas informações: essa prática é muito importante para a passagem de conhecimento entre as instituições. Dentro desses conhecimentos estão informações valiosas que podem auxiliar e muito o crescimento e desenvolvimento das empresas envolvidas.
  • Acesso a novas oportunidades: com o aumento da sua rede de contatos existe uma grande chance de aparecerem novas oportunidades que melhorem o desempenho e a atuação da sua empresa no mercado. Com isso, pode-se conhecer pessoas importantes ou estar presente na abertura de novos produtos e serviços.
  • Manutenção e melhoria das relações criadas: a partir do networking é possível desenvolver e melhorar a confiança entre as pessoas participantes dessa rede de contato. Com isso, existe a possibilidade de que sua empresa consiga melhores preços na obtenção de produtos e serviços ou diversas outras melhorias que consigam beneficiar a sua empresa e as empresas parceiras também. 
  • Aumentar sua visibilidade: como empreendedor, é muito importante que as empresas possuam visibilidade no mercado, certo? Na busca pela construção de um perfil de reputação elevada, conhecida e confiável, o desenvolvimento e a manutenção de um networking com diversas outras empresas e pessoas é de suma importância para tal ato.