3 alternativas de crédito para pequenas e médias empresas

Notas de dólar na mão de uma pessoa.
(Fonte: Unsplash)

Pequenos e médios empresários sabem que, vez ou outra, é o crédito que vai salvar o negócio. E é importante não deixar que os juros sobrecarreguem as contas da empresa, o que pode fazer do crédito um tiro que saiu pela culatra, sem efeitos benéficos. Com a notícia de que o governo federal garantirá operações de crédito para pequenas e médias empresas, pode ser a hora de aprender mais três alternativas de crédito para a gestão financeira da empresa. Confira.

Financiamento coletivo

O financiamento coletivo rapidamente se popularizou no Brasil, e embora não seja a forma mais comum de crédito para empresas, deve ser levado em consideração por empresários e gestores. Para alavancar recursos em um financiamento coletivo, basta acessar uma das plataformas que fornece a estrutura e conecta aqueles que desejam o financiamento com aqueles dispostos a financiar. Isto feito, divulgue a campanha de financiamento coletivo e aguarde pelos resultados.

Cooperativas de crédito

As cooperativas de crédito podem ser de grande ajuda para pequenas e médias empresas na hora de procurar alternativas de crédito. Isto porque, uma vez que se é membro da cooperativa – após comprar uma conta da companhia, que costuma ser de R$ 100 a R$ 300 – as oportunidades estão abertas. É possível pedir empréstimos e crédito com condições melhores, pois as cooperativas são diferentes de bancos.

Deste modo, o que ocorre nas cooperativas de crédito que as diferenciam de bancos é que se tratam de negócios sem fins lucrativos. Em geral, um dos objetivos é o desenvolvimento regional, por meio da concessão de créditos a pequenos e médios negócios regionais. Logo, se tornar um membro de uma cooperativa de crédito pode ser uma chance do seu negócio ter uma ajudinha quando for necessário.

Investidores-anjo

Os investidores-anjo, assim chamados, são pessoas físicas, ou até um grupo de pessoas físicas, que investem em empresas com potencial de crescimento e inovação. Em troca, recebem uma participação no empreendimento, cerca de 5% ou 10%, em alguns casos. Trata-se, portanto, da compra de uma cota da empresa por uma pessoa ou grupo de pessoas, encarada como um investimento.

E, de fato, é um investimento, pela possibilidade da troca de experiências, de contatos, e pelo crescimento profissional, do gestor ou dono da empresa, mas também pelo crescimento da própria empresa. Para saber quais são as outras 5 linhas de crédito para empresas, confira outro dos nossos textos do Blog Mundo Mídia!