Conheça 5 das principais linhas de crédito para empresas

Moedas empilhadas por homem de camisa socia.
(Fonte: Unsplash)

O crédito para pequenas e médias empresas cumpre um papel importantíssimo na manutenção das finanças, na gestão financeira e no geral do negócio. Às vezes, o crédito é crucial para a existência da empresa, e em 2023, por exemplo, ocorreu um recorde de crédito para pequenos negócios. Assim, se sua empresa também precisar de uma contratação, há 8 principais opções na hora de pedir crédito para a sua empresa. Neste artigo, apresentaremos 5 destas, confira abaixo. 

Empréstimo para capital de giro

O capital de giro, em poucas palavras, são as despesas fixas da empresa, o valor necessário de ter para que a empresa funcione. Deste modo, no capital de giro estão inclusos aluguel, contas, fluxo de caixa, impostos, salários e outros montantes essenciais. Para obter um empréstimo para capital de giro, que deve ser feito apenas em casos pontuais, ou seja, de curto prazo, basta ir até o banco do qual a empresa tem conta corrente, ou ainda em uma empresa especializada em crédito para empresas.

Cheque especial

O cheque especial é uma forma de crédito que cai direto na conta corrente da empresa, e pode ser utilizado para honrar compromissos de pagamento em casos de imprevistos. também é possível fazer saques em dinheiro graças ao cheque especial, que é um facilitador para empresas. Normalmente, a empresa tem de 5 a 10 dias para quitar a dívida sem juros, caso contrário é cobrado juros por todo o período.

Antecipação de recebíveis

A antecipação de recebíveis é uma modalidade de crédito na qual a empresa recebe, justamente, de forma antecipada o lucro que estava para chegar. É comum para empresas que ainda não tem capital de giro consolidado, e pode ser utilizada de maneira pontual, para emergências, em geral com juros baixos. Para contratar, é possível contatar bancos e instituições financeiras em geral.

Factoring

O Factoring é uma operação de crédito nova e diferente das operações dos bancos, e pode ser feito por algumas instituições autorizadas pelo Banco Central. Trata-se de crédito mercantil, por meio de fomento mercantil, ou seja, uma empresa compra da empresa-cliente uma duplicata à vista e oferece o valor ao cliente. Dito isto, a empresa-cliente recebe à vista um valor que, muitas vezes, receberia à prazo, e deste modo consegue pagar fornecedores, por exemplo, caso ainda não tenha um capital de giro consolidado.

Assim, o factoring costuma ser mais barato em termos de juros do que outras modalidades de crédito.

Empréstimo com garantia

Os empréstimos com garantia são bastante conhecidos, e tratam-se do empréstimo com a garantia de algum bem, como automóvel ou casa. Para empresas, pode ser uma boa oportunidade de crédito pois, com o bem garantido, as taxas costumam ser menores, uma vez que há menor risco de inadimplência. Para optar por este crédito, basta ir até o banco e fazer uma simulação e negociação.