O guia definitivo para manter um bom clima organizacional

Um dos elementos que mais prejudicam o rendimento de uma empresa é um clima organizacional ruim. Pense na sua própria experiência: ao chegar todos os dias no trabalho, você é recebido com sorrisos, um “bom dia” e conversas descontraídas, que não sejam necessariamente sobre os afazeres do dia? Ou, então, seu time já chega desmotivado e se coloca a postos sem muito papo?


O trabalho em equipe, o bem-estar e o senso de pertencimento a um grupo fazem parte do conceito de clima organizacional. Se esta percepção não é positiva, muito provavelmente o desempenho das atividades será muito mais árduo e o alcance das metas dificultado. Por isso, como administrador ou gerente, ao perceber que a performance dos funcionários tem caído acentuadamente e há uma sensação de mal estar geral, é hora de agir!


Geralmente, a causa de grande parte dos problemas é uma comunicação interna ineficaz: sem clareza de informações e honestidade, os colaboradores podem não compreender o que se espera deles. Com expectativas frustradas, o clima fica notoriamente prejudicado. Logo, atente-se aos “ruídos de comunicação” e certifique-se que cada indivíduo tenha plena certeza de suas atribuições.

Além disso, tome cuidado com metas inalcançáveis. Quando nos deparamos com situações excessivamente desafiadoras, como relatórios de grande extensão que precisam ser produzidos em poucas horas, ou o desejo de dobrar lucros num período extremamente curto de tempo, sem quaisquer indicações de como fazê-lo, reações negativas surgem. Dentre elas, o estresse e a desmotivação.


Por isso, é preciso:

  • Garantir que a cultura da empresa promove uma comunicação transparente e eficaz;
  • Conscientizar os colaboradores de sua missão;
  • Deixar claro a visão, os valores e os objetivos da companhia;
  • Motivá-los através de um sistema que recompensa esforços;
  • Assegurar o bom relacionamento entre todos os indivíduos ali presentes.


E, claro, não deixe as reuniões para trás! Quando feitas de forma estratégica, com pautas bem definidas e sem grandes delongas, elas são extremamente efetivas para aproximar os colaboradores entre si e, também, da própria empresa. E você? Já se preocupa com o clima organizacional ou ainda não sabia de sua importância para o sucesso da empresa? Pense nisso!