Razão social: saiba o que é e como definir uma para a sua empresa

Razão Social de uma empresa - Fonte: Pexels

Ao abrir uma empresa existem muitos termos que precisam ser estabelecidos. Um deles é a razão social, que pode gerar dúvidas e até mesmo ser confundida com nome fantasia ou marca. Confira a seguir o que é a razão social de uma empresa e sua importância. 

O que é 

A razão social de uma empresa é o termo de registro no qual uma pessoa jurídica exerce sua função, sendo conhecido também como firma empresarial ou denominação social. Ao criar uma empresa, na parte burocrática é preciso colocar informações sobre capital social, atividade exercida, nome do empreendimento, etc. Dentre essas informações existe um termo que irá designar o seu negócio, esse é a razão social. Em outras palavras, é o nome jurídico dela, que nem sempre precisa ser relacionado ao nome usual aos clientes.  

Para que serve a razão social 

Apesar de não ser tão conhecido como o CNPJ, por exemplo, a razão social é o nome da empresa que estará presente em tudo que será emitido. Portanto, qualquer documento, como notas fiscais, levará esse termo. Assim, ele serve como um identificador do negócio, sendo única e protegida como propriedade intelectual, ou seja, ninguém poderá abrir outra empresa com a mesma razão social.  

Como escolher a razão social 

  • Deve estar ligado ao tipo de empreendimento exercido  
  • De preferência de fácil compreensão e assimilação 
  • Esteja relacionado com o nome fantasia  
  • Ser original 
  • Pode ser as iniciais dos fundadores 
  • Tem que trazer qual tipo de instituição é (MEI, ME, EPP ou LTDA) 

Razão social, nome fantasia e marca 

Apesar de parecerem a mesma coisa, esses três termos têm suas diferenças. Como já visto, a razão social é o nome jurídico da empresa. Já o nome fantasia é o nome que será conhecido pelos clientes e utilizado para vender os produtos. E a marca se refere a identificação de um produto ou serviço, sendo algo visual.  

Para que não evitar que outras empresas abram com o mesmo nome, é feito um registro da marca no Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI). Dessa forma, o nome fica protegido por lei. Além disso, o nome ficará associado à um CNPJ, sendo possível registrar mais que um nome fantasia por CNPJ desde que eles atuem na mesma área. Isso permite que empresas consigam diferenciar a documentação de filiais e associarem os produtos a um determinado nome fantasia.