Engajar funcionários: porque e como fazer

Duas mulheres sentadas uma ao lado da outra conversando
(Foto: Unsplash)

A motivação, ou o engajamento dos funcionários no trabalho impacta diretamente nos resultados da empresa. Isto é o que diz uma pesquisa divulgada em 2023 pela consultoria Robert Half. Em linhas gerais, o engajamento de colaboradores, a produtividade de uma empresa e os resultados finais, como o faturamento e margem de lucro, estão relacionados. Bons gestores já notaram isso.

Entretanto, manter a motivação dos funcionários não é sempre uma tarefa fácil de fazer, em especial em momentos de crise na empresa. Deste modo, listamos e explicamos as principais maneiras de engajar funcionários. Confira.

Tenha lideranças engajadas

O engajamento dos funcionários em seu cotidiano e em suas tarefas não se sustenta se sua liderança não estiver, também, engajada. Enquanto lideranças motivadas tendem a também motivar e inspirar seus colaboradores, lideranças desmotivadas fatalmente terão um time desmotivado. Logo, além de ter lideranças engajadas, é importante que elas tenham um relacionamento saudável com seu time.

Apresente propósitos e recompensas

Uma das formas de engajar funcionários é permitir que eles saibam o impacto de seu trabalho na cadeia produtiva da empresa. Desta maneira, o senso de propósito pode se fazer presente e aumentar a motivação no trabalho. Além disso, ter recompensas para o trabalho executado é de vital importância.

Além de premiações no caso de metas, por exemplo, é interessante que colaboradores tenham seu trabalho reconhecido e elogiado, quando for o caso. Do mesmo modo, premiações materiais e subidas no plano de carreira da empresa também são ótimos modos de engajamento.

Tenha uma cultura de feedbacks

O feedback pode ser compreendido como um parecer sobre o trabalho do colaborador. E a cultura de feedbacks contínuos, quando presente numa empresa, torna mais fácil a resolução de problemas. Mas, principalmente, permite que o colaborador e o gestor responsável, numa conversa espontânea, alinhem expectativas e demandem o que for necessário para melhorias no setor. A produtividade agradece.

Nutra a comunicação interna

Ainda na linha do tópico anterior, uma maneira de engajar funcionários e mantê-los motivados é com uma comunicação fluida. Não só entre os colaboradores do mesmo nível hierárquico, mas na empresa como um todo, as informações relevantes devem circular. E, de preferência, por meio de um canal de comunicação oficializado pela empresa.

Desta forma, os problemas de comunicação serão menores na empresa, e afetarão menos os resultados e objetivos do negócio. Além de manter todos informados, é importante ouvir os colaboradores, para resolver e ouvir sugestões de resolução dos problemas que eles identificam na empresa.

Engajando os funcionários com estes meios, os resultados estarão, mais facilmente, a favor da empresa.