Quais benefícios o pagamento por PIX traz para sua empresa?

O mercado vem se adaptando às novas tecnologias a passos largos nos últimos tempos. Quem lembra quando, alguns anos atrás, ainda havia muita desconfiança, especialmente da população mais idosa, com relação a compras na internet? Muitos até mesmo hesitavam ao adquirir um cartão de crédito, por receio de terem suas informações pessoais roubadas ou sofrerem golpes! Hoje, a segurança nos métodos de pagamento eletrônico é muito maior e surgem, a todo momento, inovações para facilitar a vida do comprador.


Uma delas é o Pix: substituindo aos poucos o velho TED (Transferência Eletrônica Disponível), ele oferece a opção de pagar, transferir ou receber valores a contatos de sua lista pessoal, ou estabelecimentos em tempo real. A qualquer horário e qualquer dia da semana, inclusive feriados. A sua comodidade tem ganhado cada vez mais adeptos em grandes centros urbanos, onde já é possível até mesmo deixar o cartão de crédito de lado e fazer uso somente do aplicativo.


Como resultado, o já clássico “você aceita Pix?” é uma frase que tem se tornado bastante comum em nosso cotidiano, e a integração com este sistema já se tornou indispensável para empresas que querem acompanhar as tendências. A boa notícia é que existe um Pix para negócios, o que facilita não só a vida do cliente, mas também da própria prestadora de serviços! E, na prática, ele não é muito diferente do Pix convencional, usado por pessoas físicas.


Nele, todas as transferências via Pix ocorrem diretamente da conta do usuário pagador para o usuário recebedor, sem a necessidade de bancos intermediários e, portanto, menos custos envolvidos. Apesar de ainda não ser totalmente gratuito, o Pix é muito mais barato que um DOC ou TED, por exemplo, cobrando taxas mínimas para a emissão de boleto ou movimentações financeiras rotineiras. O custo inicial é de mísero R$0,01 por transação.


E o melhor: ao contrário da conta comum, onde o máximo de “chaves” cadastradas são 5, empresas podem cadastrar até 20 chaves diferentes ou gerar um código QR, favorecendo ainda mais a diversificação do pagamento. Se você já tem um Pix e é administrador de uma empresa, não é preciso abrir uma nova conta: no próprio aplicativo do seu cartão, você consegue fazer a mudança, cadastrar suas chaves como pessoa jurídica e iniciar as transferências.


Gostou da ideia? Que tal colocá-la em prática hoje e profissionalizar ainda mais o seu empreendimento?