O que ninguém nunca te disse sobre gerenciar um restaurante

Você conhece a Teoria do Peixe Assado? Descubra esse princípio que vai mudar a sua forma de gerenciar o seu restaurante.

É certo que no YouTube você encontra tutoriais de como fazer praticamente tudo. É certo também que muita gente gosta de assistir a esse tipo de conteúdo. Em geral, as pessoas adoram aprender a pescar, mas no final das contas, o que elas querem é o peixe assado.  Como assim? Deixa a gente te explicar.

Muitos proprietários de estabelecimentos acham que ensinar algo ao cliente é dar um adeus e não vê-lo mais.  A questão é que hoje em dia é exatamente o contrário. Os clientes procuram mais que só o produto, buscam experiências. Eles adoram aprender sobre como pescar, mas não querem ter o trabalho de pescá-lo, limpá-lo e assá-lo, eles já querem o peixe assado, pronto e bem servido.

Quanto mais valor você conseguir oferecer para o cliente, mais sucesso você vai alcançar. Afinal, as pessoas devem ir ao seu restaurante pela experiência que você proporcionar. Elas não vão pelo seu peixe, elas sabem pescar, os outros restaurantes também oferecerem peixes iguais ao seu.
Elas vão pois acreditam que você proporciona um valor a elas.

O mais importante é pensar como gerar esse valor para o seu cliente. Seu site e redes sociais são perfeitos para isso. Você pode publicar receitas, dicas de preparo e experiências (sim, receitas, seu cliente quer o peixe é assado, lembra?). Crie uma personalidade e conte histórias, as pessoas acreditam nesse tipo de conteúdo! Lembre-se, quanto mais inovador você for, mais você distinguirá seu restaurante de concorrentes.

Para gerar relevância, tenha em mente quem é o seu público. É comum achar que seu restaurante abarca todos os tipos de clientes, mas não é bem assim. Estudantes, geralmente, procuram grandes refeições por um preço baixo. Já casais, procuram pequenas refeições e não se incomodam em pagar um valor mais alto. Provavelmente, seu restaurante não contempla os dois. Então aí vão duas dicas: Descubra seu público e depois como gerar a melhor experiência para ele.

Não vale gerar uma boa experiência só virtualmente! Um bom atendimento e organização é essencial para gerar valor ao seu cliente. Uma dica é adquirir um sistema de gerenciamento on-line. Por ele, é possível administrar pedidos, fluxo de caixa, emitir notas fiscais e várias outras funções. Isso pode te ajudar porque ao otimizar atividades de gerenciamento, você pode concentrar esforços e montar estratégias para fazer que o seu restaurante proporcione a melhor experiência possível.

 

 

 

software-restaurante-bar-lanchonete

FAÇA SUA INSCRIÇÃOJunte-se a milhares de empreendedores como você. Faça parte da Lista VIP.