O que é a tendência R2B e R2C e o que isso significa para o meu negócio?

Se você chegou a esta publicação, certamente já ouviu falar em B2C e B2B, que inclusive discutimos em detalhe neste link: https://blog.mundomidia.com/assuntos/empreendedorismo/voce-ja-pensou-em-focar-nas-estrategias-b2b-para-o-seu-negocio/.

Mesmo assim, é sempre bom recapitular: dois conceitos extremamente populares no âmbito do empreendedorismo, B2C e B2B referem-se consecutivamente a: 1) empresas que fazem negócios tanto como cliente, como fornecedor e 2) empresas cujo consumidor final é uma pessoa física. Até aí tudo bem, certo?

Mas quem aqui já ouviu falar, por outro lado, de empresas R2B e R2C?Muito tem se falado sobre o futuro do mercado de trabalho e quais adaptações os administradores irão precisar fazer, exatamente, para continuar se sobressaindo e superando as metas. Uma das novas tendências, vale mencionar, é a locação de serviços. Pense por um minuto no seu próprio empreendimento: ele vende um produto ou garante um acesso a ele por determinado período de tempo?

E o que isso tem a ver, afinal de contas, com esses tais R2B e R2C? A resposta é simples: os dois termos vêm de acrônimos do inglês para “rental to business” e “rental to customers”. Ou, em tradução literal, “aluguel para negócios” e “aluguel para clientes”. Assim como o B2B/B2C, com a única diferença que, desta vez, o foco está em empresas que alugam serviços ou produtos. Fácil memorizar, não?

E você provavelmente já deve ter captado a quais tipos de negócio estamos nos referindo… Vamos ver alguns exemplos famosos?

Netflix, que aluga acesso a um catálogo variado de filmes, séries e programas televisivos;Spotify, que oferece música ilimitada desde que você pague a taxa mensal de membresia;Ou até o YouTube Premium, que garante ao espectador vídeos sem anúncios e ainda conteúdos exclusivos.

O grande diferencial dessas empresas está em sua renda recorrente e na forma com que elas se relacionam com seus clientes. E não adianta negar: este movimento está ganhando cada vez mais força! Segundo a Reuters, é um modelo de negócio que cresce 10,76% ao ano e promete impactar tanto os grandes, como pequenos e micros empreendedores.  

Engana-se quem pensa que o R2B ou R2C está restrito às grandes marcas do entretenimento. Uma lavanderia é, por exemplo, um negócio no modelo R2B que encontramos com facilidade em nosso cotidiano (neste caso, a lavanderia é “alugada” para um determinado propósito). Ou, é claro, uma imobiliária, que pode ser tanto R2B, quando trata com pessoas físicas, como R2C, quando o locatário é uma pessoa jurídica.

Legal, não? E você? Já sabia definir o que são empresas B2B, B2C, R2B ou R2C?Continue acompanhando o blog da Mundomídia para mais dicas sobre gestão e para não ficar de fora de nenhuma novidade a respeito do mundo do empreendedorismo.