As melhores dicas para reduzir o custo por lead da sua empresa

Inbound marketing - Fonte: Pexels

Para avaliar o retorno do marketing digital, diversas métricas podem ser utilizadas, mas o custo por lead é uma das principais. Conseguir um baixo custo por lead, significa que a campanha adotada está trazendo um alto retorno por um custo menor para a empresa. Ou seja, o objetivo ao adotar novas estratégias de marketing ou realizar mudanças nas campanhas já iniciadas é justamente diminuir esse valor, que diz o quanto cada cliente que demonstrou interesse na marca por meio da campanha custou para a empresa. Confira a seguir as melhores dicas para reduzir o custo por lead da sua empresa. 

1. Conheça seu cliente ideal 

Antes de elaborar uma estratégia de marketing digital é importante ter definido o cliente ideal da empresa. Ele irá definir o público-alvo das ações de marketing, bem como quais características ele tem, o que atrai mais aquele determinado cliente, quais os problemas dele, e como a empresa pode solucionar isso. Portanto, conhecer o cliente ideal ajuda a saber o tipo de campanha que deve ser investido, se são adolescentes, por exemplo, utilizar redes sociais e postagens com algo que seja tendência no momento será mais efetivo.  

2. Invista no tráfego orgânico 

Conteúdos em sites, blogs e redes sociais, principalmente Instagram, TikTok e Youtube, permitem que você obtenha retornos a longo prazo. Ou seja, postagens antigas continuam trazendo engajamento para a marca. Dessa forma, investir em tráfego orgânico pode ser uma ótima forma de diminuir o seu custo por led. Afinal, é um conteúdo que teve um único custo, mas que pode continuar trazendo retorno para a empresa por um bom tempo por continuar disponível nas plataformas.  

3. Fique de olho no engajamento 

Outra maneira de conseguir diminuir o custo por lead é garantir que as campanhas de marketing tragam mais engajamento para a marca. O que acontece é que os algoritmos das plataformas da Internet tendem a dar prioridade e destaque para os canais que mais apresentam interação, pois eles são considerados atuais e ainda de interesse do público. Portanto, campanhas que foquem no engajamento com o público, por meio de comentários, compartilhamentos e curtidas diminuem o custo por lead.  

4. Invista em marketing digital 

Por fim, claramente investir em marketing digital irá diminuir seu custo por lead. Principalmente no Inbound marketing, que nada mais é que a promoção justamente por meio de conteúdos de tráfego orgânico e de alto engajamento com o público. Ou seja, blogs, podcasts, vídeos, e-Books, SEO, etc.