Entenda de uma vez por todas o que é o Princípio de Pareto como aplicá-lo à sua empresa

Se você é um(a) administrador(a) antenado(a) no mundo dos negócios e sempre ávido(a) por aprender novas técnicas de gestão, certamente já ouviu falar do Princípio de Pareto. Apesar de relativamente popular, o método é muito pouco compreendido entre empreendedores. É normal, inclusive, ter dúvidas a respeito do que exatamente ele representa.

Hoje, nós iremos discutir o Princípio de Pareto em maiores detalhes e mostrar que aplicar o método ao contexto da sua empresa irá trazer resultados incríveis:

O que é o Princípio?

Em suma, o Princípio, que leva o nome de Pareto, um sociólogo e economista italiano do século XX, foca na administração do tempo e prega que 80% do sucesso vem de apenas 20% das atividades que desenvolvemos. No contexto empresarial, não é difícil visualizar o volume de atribuições diárias que temos, não é?

Pense, por exemplo, em quantas tarefas você tem rotineiramente em sua empresa, quantas delega e quais são aquelas que realmente contribuem para atingir as metas no fim do mês. São poucas, certo? O Princípio de Pareto consiste, logo, em identificar as tarefas mais estratégicas: ou, em outras palavras, aquelas que causam o maior impacto, e alocar mais tempo e recursos a elas.

Como aplicá-lo à minha empresa?

Para aplicar o Princípio de Pareto, é preciso fazer tanto uma autoavaliação quanto um mapeamento dos processos da sua empresa. No primeiro, estabeleça todos os dias, e por conta própria, quais atividades você não pode deixar de terminar. Ter um calendário em mente e, principalmente, atentar-se a prazos é crucial: o resto, delegue a outros funcionários ou deixe para outro momento.

Em seguida, tente visualizar o organograma da empresa e suas diversas funções: quais áreas realmente agregam valor e quais não? Como citado acima, este procedimento, chamado “mapeamento de processos”, é bastante utilizado para compreender cada detalhe envolvido no funcionamento de um empreendimento, o que vai auxiliá-lo(a) a aplicar o Princípio de Pareto com mais eficiência.

Quais resultados esperar?

Se você nos acompanha aqui no blog já há algum tempo, sabe que não existe receita mágica para o sucesso. Para atingir os seus objetivos, é preciso ter paciência, dedicação e, principalmente, foco. Logo, não adianta querer implementar o Princípio de Pareto e esperar resultados incríveis imediatamente. Querendo ou não, esta é uma mudança de cultura organizacional, e qualquer mudança é gradual. Mas, no fim, elas sempre valem a pena!

E você? Ficou interessado(a) no Princípio? Que tal colocá-lo em prática?