São várias razões que podem levar uma empresa a crise. Como, o cliente não teve uma boa experiência e resolveu expor em uma rede social. Ou alguma tomada de decisão foi equivocada… São inúmeros os exemplos, mas não importa qual a crise, é importante pensar em como evitá-las.
Cerca de 44% das empresas não possuem um plano para enfrentar crises. Em outra mão, cerca de 55% dos clientes não se importariam de expor um estabelecimento publicamente, caso ocorra algum deslize. Portanto, as empresas precisam dedicar mais tempo para evitar que esses possíveis transtornos aconteçam. A Mundomídia reuniu para você 4 dicas, confira.
Delegue para uma equipe
Você não precisa ter uma equipe só para conter possíveis crises. É interessante que você delegue a alguns funcionários essa função, mesmo que eles sejam de diferentes setores.
Monte uma equipe e treine-os para lidar com esse tipo de situação. Assim, quando a crise aparecer, você terá profissionais capacitados para resolvê-la.
Essa equipe também deve ser responsável por monitorar os setores da empresa e encontrar possíveis falhas. Para cooperar, sistemas de gerenciamento on-line são ferramentas que ajudam a emitir fiéis relatórios sobre a realidade da empresa. Como avaliações de vendas, do estado do estoque, da situação financeira e muitos outros.
Tenha um porta-voz
Treine um dos seus colaboradores para ser o porta-voz da empresa quando esses momentos delicados acontecerem. Com isso, apenas ele será o responsável para se pronunciar quando necessário.
Tenha um plano de crises
Reúna sua equipe e elabore planos para possíveis crises que possam ocorrer na sua empresa. Juntos, elaborem uma lista e imaginem quais situações vocês possam enfrentar. Proponham um plano de contenção.
Esse plano é eficaz porque mesmo que a exata situação esperada não aconteça, parecidas podem ocorrer e pelo menos você terá um esboço e conhecimento para contê-las.
Se depois dessas medidas, a crise surgir…
Lembre-se apenas de quatro coisas:
- Não demore para se pronunciar. Se você se calar, terceiros falarão por você. O primeiro a fazer é pedir desculpas e demonstrar preocupação.
- Não dê as costas. Deixe claro que está cooperando para que a crise seja solucionada. Busque sempre propor soluções.
- Destaque os aspectos positivos que afirmam a credibilidade da empresa
Saber gerenciar crises é fundamental para a saúde da marca, não deixe esse assunto de lado.