Como gerir conflitos na própria empresa: o guia definitivo para o empreendedor

Toda empresa está destinada a ter conflitos. Afinal, nem tudo sai como planejado e imprevistos acontecem. Entretanto, o gestor precisa ter ciência de que há sempre uma solução para o conflito interno e que a estratégia deve se sobrepor às emoções.

Hoje, vamos ensiná-lo a lidar melhor com esses períodos turbulentos. Preparado?

Primeiro, vamos atestar algo que pode ser um choque para muitos:

Competência técnica não é tudo!

As pessoas só descobrem o tipo de profissional que elas são quando postas à prova e precisam lidar com um nível excedente de pressão. “Como assim?”, você deve estar se perguntando. Uma data de entrega que precisa ser respeitada ou relações não tão amigáveis entre colegas de trabalho, o que dita o desenrolar dos fatos não é a sua competência técnica. Aqui, pouco importa qual diploma a pessoa tem. O seu perfil comportamental, aquele que rege a sua reação às inconstâncias e ao inesperado, é o responsável pela resolução dos conflitos.

Suponha que o seu estoque está em falta devido a um erro prévio na contagem e faltam poucos dias para o Natal. É desesperador, não é? Por outro lado, não adianta andar em círculos ou atribuir a responsabilidade a outras pessoas. Nada disso fará as entregas chegarem a tempo.

É preciso deixar as emoções de lado e focar nas características estrategistas que você possui enquanto gestor. A situação acima é um mero exemplo, mas quando a contabilização de produtos foi errônea, é provável que você consiga entrar em contato com outros fornecedores, remanejando recursos do caixa se possível e impedindo que o período de vendas natalinas seja prejudicado.

Quando o imprevisto ocorrer, mantenha a calma e se faça as seguintes perguntas:

– Como podemos sair desse problema sem sacrificar tantos recursos?

– Quem será responsável por qual parte do plano de recuperação?

– O que posso fazer para evitar que isso não ocorra amanhã? No caso do controle de estoque, quais métodos devo adotar rotineiramente para impedir que falhas aconteçam?

O importante é sempre buscar soluções e garantir que o seu método de gestão seja estruturado e forte o suficiente para que a empresa possa sobreviver e superar períodos de crise.