Porque e como apoiar microempreendedores

Apoiar os negócios locais - Fonte: Pexels

Empresas grandes e já bem estabelecidas no mercado sempre acabam chamando mais atenção, afinal já possuem um marketing de qualidade, uma grande clientela e estão por todas as partes. Contudo, diferente das grandes empresas, microempresas e profissionais autônomos estão nos bairros, em cidades pequenas, e da mesma forma que empresas grandes, fornecem produtos de qualidade e exclusivos.

E diferente do que se pode pensar, esses pequenos negócios são essenciais para a economia, pois geram empregos para a região, além de garantir que produtos locais e representativos das cidades brasileiras sejam exaltados. Por isso, confira a seguir como apoiar pequenos negócios e ajudar no desenvolvimento do empreendimento no Brasil.

Compre em estabelecimentos locais

Os microempreendedores estão mais perto do que se pode imaginar, eles estão no mercado da esquina, na pessoa que vende sorvete na praia, na loja de roupas da sua rua e no restaurante do seu bairro. Portanto, comprar nesses locais ajuda esses microempreendedores a também crescerem e se manterem naquela região. Além disso, lojas com marcas menos conhecidas geralmente apresentam preços melhores que lojas de grande renome.

Faça pedidos de delivery

Usar o delivery também é uma ótima forma de ajudar os negócios locais, afinal o delivery se restringe apenas alguns bairros. Portanto, pedir comida de restaurantes, cosméticos ou produtos farmacêuticos são ótimos para a economia local, pois além das lojas venderem também gera emprego para quem realiza o transporte desses produtos.

Recomende negócios locais nas redes sociais e na Internet

Com as redes sociais e a Internet, opiniões se tornaram cada vez mais acessíveis. Hoje em dia já se tornou comum buscar avaliações na Internet antes de comprar um produto ou adquirir um serviço. Dessa forma, dar opiniões nessas plataformas traz um alto impacto nas vendas, sendo que quanto mais positiva as avaliações maiores as chances de outros consumidores irem até a loja ou restaurante.

Prefira transferências bancárias, dinheiro ou PIX

Para grandes estabelecimentos cartões de crédito são ótimos, contudo, para os pequenos nem tanto. Isso se deve, pois, ao utilizar o cartão de crédito e débito, uma taxa é cobrada em cima do valor do produto vendido. Portanto, pagar em dinheiro, transferências bancárias ou PIX acaba trazendo um retorno maior para os microempreendedores, pois esses não irão perder parte do lucro para bancar a taxas ou então ter que aumentar o valor do produto. Por isso é comum conseguir descontos caso o cliente pague em dinheiro ou PIX no comércio local.

Pensando em entrar no mundo do empreendedorismo? Confira Como se tornar um Microempreendedor Individual(MEI).