Como elaborar um plano de negócios? O guia facilitado para administradores de empresas

Como já discutimos anteriormente, o plano de negócios é um documento de planejamento cujo papel é descrever um negócio. Ele é uma peça indispensável a qualquer empreendedor moderno e é uma bússola de uma empresa. Sem ele, não há direcionamento efetivo.

Hoje, iremos ensiná-lo a como montar o plano de negócios e o que não pode faltar nele. Vamos conferir?

Sumário Executivo

Esta é a primeira. Nela, você precisa reunir as informações mais importantes acerca da empresa, tais como a sua descrição e o diferencial dela no mercado, a missão, a descrição do perfil dos funcionários, os seus produtos (assim como forças e fraquezas destes) e o público-alvo. Após reuni-los, guarde todos esses dados. Você precisará deles depois.

Análise de mercado

Aqui, você vai utilizar algumas das informações reunidas na etapa anterior. Especificamente aquelas relacionadas ao seu público e ao seu produto. Quão forte ele é comparado ao da concorrência e por que aquele perfil específico de cliente iria preferir comprar com você? Ao fazer essa reflexão, você consegue identificar alguns ajustes necessários.

Plano de marketing

O plano de marketing é crucial, pois nele se define como o produto irá ser apresentado ao mercado e ao consumidor e quais estratégias serão necessárias para torná-lo mais atrativo. Aqui, entra tudo relacionado a marketing que você imagina: as publicações em redes sociais, administração do blog, gestão da lista de e-mails e outros. Se você gostaria de saber mais sobre Marketing Digital, sugerimos dar uma lida neste outro blog.

Planejamento financeiro

Sem um planejamento financeiro robusto, que abarca as necessidades da sua empresa e reflete os seus esforços enquanto gestor, não se fala em um plano de negócios eficiente. Os números podem não ser um assunto divertido, mas eles nos ensinam tudo acerca do estado do nosso empreendimento e da saúde organizacional. Jamais subestime uma boa gestão de caixa e a importância de se arquivar documentos financeiros!

Plano operacional

Este é o momento do seu plano em que todas as informações seriam dispostas em prol do objetivo final: como elas podem contribuir para a superação das metas? Quem irá se responsabilizar pelo planejamento de Marketing ou a gestão financeira e de estoque?

Por fim, há a análise de cenários, onde se simula contextos em que a empresa vai bem ou não e, consequentemente, planos de contingência para o segundo caso.

Agora você já sabe como produzir o seu próprio plano de negócios. Não se esqueça: se quer fazer uma gestão financeira muito mais ágil e segura, temos um presente imperdível para você. É só clicar aqui.