O que é um plano de negócios? Todas as suas dúvidas sobre o assunto respondidas aqui

Empreender no Brasil é uma tarefa complexa. Além de atentar-se às burocracias esperadas do setor, é preciso se capacitar constantemente e aprender as mais recentes técnicas de gestão. Se você está um pouco perdido e sem saber como liderar o seu negócio, caiu na página certa. Hoje, você irá aprender uma dica revolucionária de administração para novos empreendedores.

Você sabe o que é um plano de negócios?

Ele é como um roteiro para a empresa, indicando o que deve ser feito, quando e por quem para que uma determinada meta seja alcançada. Afinal, de nada adianta ter ideias mirabolantes, sonhar com o lucro e imaginar inúmeros cenários de sucesso se você não tem um passo a passo que o permita alcançar o topo. O plano de negócios, em resumo, é isso!

Mas ele tem algumas características que não podem faltar de forma alguma, caso você queira torná-lo verdadeiramente efetivo. Algumas são:

– Planejamento financeiro: ter as finanças em dia e total controle dos dados monetários é a primeira etapa para ter um plano de negócios robusto e eficaz;

– A descrição do seu negócio: por que ele existe? Para quem você quer vender? Qual a sua missão e valores?

– Análise de mercado: quais os pontos fortes e fracos da concorrência e o que você pode oferecer ao cliente que eles não podem?

– Estratégia de precificação: o valor do seu produto é condizente com a entrega? O que você pode fazer para aperfeiçoar a produção?

Tendo tais informações em mãos, você consegue eliminar incertezas, reduzir riscos e projetar planos para a sua empresa. O melhor é que existem formas de fazer isso pela internet e de forma completamente gratuita! Temos a ferramenta gratuita disponibilizada pelo SEBRAE e o Business Model Canvas. Lembrando que você também pode elaborá-lo por conta própria.

Na próxima publicação, iremos ensiná-lo como e com muito mais detalhes. É só ficar de olho no blog da Mundomídia!