3 dicas para gerenciar melhor as finanças do seu negócio em 2022

É ano novo e temos certeza que você traçou algumas metas para o seu empreendimento em 2022. Seja reestruturar a sua estratégia de marketing, reorganizar os dados financeiros ou definir os rumos que a empresa vai tomar neste ano novo, a gente aposta que a sua agenda ou diário está pipocando de ideias que devem ser tiradas do papel. Porém, para que qualquer planejamento transgrida sem grandes eventualidades, é preciso primeiro atentar-se a um fator vital: as finanças.

Elas permeiam qualquer outra área dos negócios, desde a alocação de recursos para campanhas publicitárias até o investimento em novas tecnologias de gestão. Por isso, trazemos 3 dicas que vão ajudá-lo(a) a gerenciar melhor as finanças do seu negócio em 2022 e mudar a dinâmica do seu trabalho definitivamente.

1. Acompanhe diariamente o fluxo de caixa

Um dos grandes erros de empreendedores modernos é acreditar que conferir o fluxo de caixa a cada duas semanas é suficiente para manter as coisas em cheque. Ledo engano! Perdoe-nos a metáfora, mas o fluxo de caixa é como o sangue batendo nas veias da sua empresa e deve ser averiguado com muito mais frequência do que se imagina.

Realizando a avaliação e organizando as informações progressivamente, propaga-se a redução de equívocos no fechamento do caixa. Já existem softwares de gestão que auxiliam administradores a monitorar melhor esses dados. Gostaria de saber mais sobre? Clique aqui.

2. Mantenha as taxas tributárias em dia

Não há nada pior para um empreendimento que receber visitas da Receita Federal ou descobrir que dados importantes estão em falta na contabilidade. Como administrador, você tem o papel de checar a emissão de documentos financeiros. Dentre eles, as notas fiscais, os registros de transações econômicas e outros comprovantes relevantes, de forma que as taxas tributárias sejam fiéis ao histórico da empresa e sua atuação não seja prejudicada.

3. Separar o que é pessoal do que é da empresa

Já mencionamos esse tópico algumas vezes no blog, mas é sempre bom reiterar: por menor que seja o empreendimento e mesmo que você seja autoempreendedor, jamais deve confundir a pessoa física com o CNPJ da empresa. Isso quer dizer que não é indicado “pegar dinheiro emprestado” do caixa ou muito menos receber pagamentos oficiais na conta privada.

Além de contribuir para o desequilíbrio das contas, o que é mais severo, a prática impede que o empreendedor tenha acesso a dados financeiros fidedignos acerca do desempenho do seu próprio empreendimento e prejudica o processo de tomada de decisões. Afinal, se você e sua empresa são um só elemento, como será possível identificar em que setor o investimento deve ser maior?

Em 2022, é hora de fazer tudo diferente! Para mais dicas sobre finanças e gestão empresarial, é só continuar ligado(a) aqui no blog da Mundomidia.

*Inserir link do Nuvem Gestor