Por que investir em treinamento de atendimento ao cliente

A capacitação de colaboradores é, por muitas vezes, negligenciada dentro das empresas. Parte dos empreendedores não entendem que treinamento e desenvolvimento constantes dos funcionários é muito mais do que um simples custo, mas sim um investimento.

Quando tratamos de atendimento ao cliente, investir em capacitações como treinamentos de venda, ou até mesmo palestras motivacionais, estamos falando de investimentos que, futuramente, podem trazer qualidade e excelência no atendimento.

Para quem ainda não tem o hábito de investir em treinamentos de atendimento ao cliente para sua equipe, hoje vamos apresentar alguns argumentos para mostrar o impacto que esta ação pode trazer no resultado da sua empresa.

Situações adversas

O atendimento ao cliente envolve uma série de situações diferentes que ocorrem todos os dias. Quem trabalha nesta área está sujeito a tratar com os mais diversos perfis de clientes (ou futuros clientes), cada um com sua característica.

Dentre estas situações, existem aquelas não tão agradáveis, onde algo fora do esperado acontece e quem está atendendo precisa ter “jogo de cintura”. Seja por algum erro interno, ou por característica do cliente, o atendimento pode tender para uma situação negativa. Porém um funcionário bem treinado terá a segurança para contornar a situação, reverter o problema, ou pelo menos acalmar o ambiente.

Diferencial competitivo

A cada dia que passa ter um bom produto ou serviço no portfólio não é mais suficiente para conquistar a fidelidade de um cliente e se destacar da concorrência. Existem vários outros pontos valorizados pelo seu público, envolvendo processos e pessoas, e um deles certamente é o bom atendimento.

Treinamento Atendimento e Recepção | Universidade Nuvem

Mesmo que isto, em um primeiro momento, possa não parecer um diferencial positivo, você pode ter certeza que se a qualidade do atendimento for baixa, isto criará uma imagem negativa na mente do cliente, que poderá ser associada a outras questões e torná-lo, até, um detrator da sua marca.

Obviamente um bom atendimento, por si só, não tornará sua empresa referência no seu ramo de atuação. É necessário um conjunto de ações para criar a melhor experiência possível ao cliente. Mas, como vimos acima, não investir nesta área pode trazer grandes prejuízos.

Fidelização e satisfação de clientes

Sabemos que conquistar um novo cliente traz muito mais custos à empresa do que manter quem já está em sua carteira. Por isso, toda ação que tenha como finalidade fidelizar clientes é bem-vinda.

Investir em diversos tipos de treinamentos que garantam qualidade no atendimento faz com que se crie uma atmosfera amigável ao cliente, que passa a perceber que ele não somente mais um, mas sim alguém especial para a sua empresa.

Esta sensação de intimidade gera confiança na relação entre cliente e empresa, facilitando o processo de retenção deste na carteira, além de aumentar a sua satisfação com a marca.

Retenção de colaboradores

Outro motivo pelo qual deve-se investir em treinamentos de atendimento ao cliente (além de outros treinamentos e cursos) é a valorização do funcionário da sua empresa e sua consequente motivação.

Ao investir na capacitação dos seus colaboradores, eles se sentem valorizados perante a empresa, e percebem que são parte importante de todo o conjunto. Isto faz com que se aflore o chamado “sentimento de dono”, ou seja, a percepção que o resultado alcançado pela empresa também pertence a ele.

Funcionários motivados, valorizados e engajados no propósito do empreendimento tendem a ser retidos na empresa, uma vez que enxergam nela a possibilidade da manutenção de uma boa qualidade de vida.