Os riscos do uso de redes sociais no ambiente de trabalho

Os riscos do uso de redes sociais no ambiente de trabalho

As redes sociais podem ser grandes aliadas das empresas quando se trata de divulgação e publicidade. Elas se tornaram uma ótima plataforma para isso justamente porque é cada vez maior o número de pessoas que passam o dia ligadas à internet em seus computadores e smartphones. Porém esta mudança no comportamento das pessoas pode ser prejudicial ao ambiente de trabalho, seja por questões de produtividade, seja por exposição negativa de questões internas da empresa.

Produtividade

Imagine você trabalhando concentrado e, de repente, algum assunto faz com que aquele seu grupo no aplicativo de bate-papo fique agitado, as notificações não param de chegar e o celular vibra sem parar. Só isso já basta para tirar a sua concentração e você não resiste a dar uma olhada no que está acontecendo.

Este é um cenário muito comum dentro das empresas hoje em dia, além, é claro, daquela foto postada pelo amigo e que merece uma curtida. Essas olhadinhas, individualmente, não tomam muito tempo e parecem inofensivas, mas só o fato de mudar o foco da atenção do trabalho para a rede social já interfere no ritmo do funcionário, que demorará mais tempo para desempenhar aquela tarefa. Além disso, a soma destas “olhadinhas” pode levar a um tempo considerável que não é dedicado ao trabalho. Em alguns casos pode chegar a horas desperdiçadas.

É preciso criar na equipe a consciência de que o uso indiscriminado da internet para assuntos pessoais durante o horário de trabalho é extremamente prejudicial ao seu rendimento. A consequência disso é que toda a equipe fica prejudicada, já que o trabalho daquele colaborador pode ser base para que outro atue. Ou pior ainda, o cliente pode estar aguardando aquele serviço que fica atrasado com este tempo perdido. De qualquer forma a empresa fica no prejuízo e o funcionário precisa ficar ciente disso.

Além da conscientização a empresa também pode tomar medidas para coibir este uso, como solicitar que os smartphones sejam guardados ao se chegar na empresa, para evitar a “tentação” das notificações que chegam a todo momento. Esta é uma decisão um pouco polêmica, mas se tomada da maneira correta e com a adequada explicação funciona muito bem. Nesses casos, nada impede que a empresa crie momentos onde o uso da internet para fins pessoais seja liberado, como em horários de café, por exemplo. Isto ameniza o peso da decisão.

Exposição negativa

Outro sério problema envolvendo redes sociais e o ambiente de trabalho é a exposição de fatos internos da empresa que não deveriam ser levados a público. Muitas das vezes isso acontece de forma involuntária, ou seja, o colaborador não o faz com a intensão de prejudicar a imagem do negócio. Porém há casos também de funcionários que, insatisfeitos com determinada situação, apelam para publicações de cunho ofensivo em redes sociais.

Para coibir o primeiro exemplo, a ação citada anteriormente de restringir o uso do celular pode se mostrar efetiva para evitar descuido dos seus funcionários, como foto e postagens que vazem informações confidenciais ou exponham colegas de trabalho. Aqui também vale um trabalho para demonstrar os prejuízos causados por uma postagem infeliz, já que a mesma pode ocorrer também fora do horário de trabalho, onde você não teria o controle.

Já com relação aos casos de uso proposital das redes sociais para difamação da empresa, seja dentro ou fora do ambiente de trabalho, você pode tomar algumas ações, mas sempre tendo o bom senso de analisar o motivo que levou seu colaborador a tomar uma atitude como essa. O ideal, na verdade, seria que você percebesse as insatisfações da sua equipe de antemão. Porém, após tal fato acontecer e você não conseguir contornar a situação, pode-se pensar em ações com caráter punitivo ou até mesmo a retirada deste colaborador da sua equipe. Já há casos julgados na justiça do trabalho envolvendo demissão por justa causa motivada por publicações em redes sociais, sendo que há casos com decisão favorável para o funcionário e outros com favoráveis à empresa.

Em qualquer situação a melhor saída é manter um bom ambiente de trabalho e uma boa gestão das atividades dos seus funcionários, pois uma equipe satisfeita e motivada apresenta resultados muito melhores. Esta gestão você consegue utilizando softwares gerenciais como o Oficina Integrada, Nuvem Gestor ou Imóvel Integrado. São ótimas soluções para que você tenha uma gestão profissional do seu negócio. Se quiser saber mais, clique aqui.

Nuvem Gestor | Sistema de Gestão Online