Estratégias do Marketing voltadas para prestadores de serviço

Primeiramente, sabe-se que as estratégias de marketing voltadas para prestadores de serviços devem ser diferentes das estratégias voltadas para vendedores de produtos. Os ramos de produtos e prestação de serviço são um tanto diferentes entre si, e portanto, é importante que tenham abordagens diferentes também.

Antes de qualquer coisa, vamos conceituar o que seria o marketing voltado para prestadores de serviço. Para tanto, é necessário saber que bens intangíveis são bens que não podem ser tocados antes de serem de fato comprados e consumidos. A prestação de serviço, no geral, oferece bens intangíveis aos seus clientes.

Exemplos de prestação de serviços podem ser vistos em agências de viagem, uma vez que o cliente só irá experienciar de fato na hora em que estiver vivendo a viagem; outro exemplo são as consultorias no geral.

Marketing para prestação de serviços

Como foi dito, prestadores de serviços realizam ações que geram valor e promovem experiências aos seus consumidores. Essa especificidade dos bens vendidos pela prestação de serviço faz com que o marketing desse ramo seja diferente se comparado aos demais.

Nesse sentido, o marketing é voltado para estratégias que gere valor à imagem da empresa, e assim, faça com que seus clientes em potencial sejam convencidos a consumir os bens dessa empresa.

Uma estratégia bastante útil para o marketing de prestação de serviços é a promoção de boas experiências aos clientes, isso por si só é bastante engajador. É muito provável que, a partir disso, o cliente irá aderir à empresa que lhe ofereceu esse tipo de serviço, e não a concorrente, mesmo que a concorrência ofereça o mesmo serviço por um preço menor.

A produção de conteúdos de qualidade também se encaixa muito bem na estratégia de marketing. Dessa maneira, a empresa poderá ir adquirindo autoridade no assunto, e  a atenção do cliente é atraída através da confiabilidade dos bons conteúdos produzidos.

Outra questão importante é promover um diferencial para a empresa. Uma boa característica, e as vezes única no mercado, pode tornar a empresa diferente das demais, consequentemente isso acarreta no maior nível de atenção dos clientes voltada para a empresa.

Para além do marketing

Sempre é importante enfatizar que, além do marketing, algumas coisas são essenciais dentro de qualquer empresa, seja de produtos ou prestação de serviço, como por exemplo, a boa gestão.

Em vista disso, temos uma grande dica para melhorar os negócios dos prestadores de serviço: o Nuvem Gestor. Esse sistema inovador é um software que tem muito a agregar em toda gestão financeira, fluxo de caixa, organização, logística, pagamentos e os demais setores da empresa.