Como melhorar o relacionamento com seu cliente

Como melhorar o relacionamento com seu cliente

Ter um bom relacionamento com seu cliente pode ser a chave para o sucesso e para o crescimento da sua empresa, mas isso nem sempre é uma tarefa fácil. Muitas vezes nos vemos de mãos atadas em algumas situações, ou então pressionados pelo próprio cliente.

Por isso é necessário um trabalho constante buscando melhorar o relacionamento com o cliente, visando sua fidelização e, desta forma, aumentar o seu ticket médio e a chance de boas recomendações. Por isso, veja algumas formas para melhorar este relacionamento.

Escute seu cliente

Para conquistar seu cliente é necessário, primeiramente, saber como e com o que atendê-lo. Isso só é possível quando você ouve seu cliente, entende seus problemas e o que ele busca.

Neste caso, ouvir é muito mais do que deixá-lo falar. Ouvir é compreender, não deixar passar nenhum detalhe e traduzir as dores do cliente em produtos ou serviços que você possa oferecer.

Além disso, é preciso ouvir o que o cliente tem a dizer sobre a sua empresa. O que ele valoriza e os pontos onde você pode melhorar. Você precisa deixar um canal aberto para estas situações, seja presencialmente, por telefone ou mesmo online.

Treinamento Para Secretárias e Recepcionistas

Por falar em canais de comunicação, você precisa se adaptar à rotina do cliente. Quanto mais praticidade, melhor é a comunicação entre empresa e cliente. Seja por e-mail, telefone, WhatsApp ou pessoalmente, você precisa entender qual é o melhor meio de comunicação.

Vá além

A alta concorrência no mercado hoje em dia já não permite que as empresas façam apenas o razoável, o mediano, quando se trata da experiência do cliente com a sua empresa.

Se você trabalha com imóveis, por exemplo, busque e apresente outras opções de imóveis que possam agradar seu cliente, mesmo que ele não tenha mencionado (mas deixou transparecer nas entrelinhas). Ou se você trabalha com reparação, verifique se não há mais algum problema que você possa solucionar, mas que o cliente não tenha percebido.

Ao surpreender seu cliente você conquista mais confiança, demonstra se importar com o seu bem-estar e a sua satisfação. Você deixa de ser apenas uma empresa para se tornar um parceiro do seu cliente.

Pós-venda

O relacionamento com seu cliente não pode acabar assim que uma venda ocorre. Principalmente se o que você vender não é algo de consumo imediato. Estar ao lado do seu cliente após a venda é uma demonstração de profissionalismo e companheirismo.

Além de aumentar a satisfação do seu cliente, o pós-venda é uma forma de não deixá-lo esquecer da sua empresa. Quando ele precisar de algum produto ou serviço do seu ramo de atuação, com certeza você será uma opção mais lembrada.

As ações de pós-venda podem ser feitas de diversas formas (e-mail promocional, mensagem de aniversário, acompanhamento após a venda, etc.). Para que isso seja mais efetivo você precisa ter as informações dos seus clientes armazenadas de forma organizada e de fácil acesso. A melhor maneira de fazer isso é com um sistema de gestão integrada, que permita acessar e enviar mensagens e notificações em poucos cliques.

Nuvem Gestor | Sistema de Gestão Online