Quais serviços essenciais para uma oficina mecânica?

Existem oficinas mecânicas dos mais diversos tipos no mercado, oferecendo uma infinidade de serviços diferenciados, de acordo com o público-alvo. Porém, existem alguns destes serviços que, se não são obrigatórios em uma reparadora, minimamente fazem muita falta no portfólio quando ausentes.

São serviços básicos, simples de se executar, mas que fazem toda a diferença no dia a dia de quem utiliza um veículo e precisa de auxílio. Hoje vamos listar alguns destes serviços e explicar por que eles não podem deixar de ser oferecidos em sua oficina.

Revisões e manutenções preventivas
Troca de óleo
Revenda de peças
Reparos simples

Revisões e manutenções preventivas

Todo motorista responsável realiza revisões e manutenções preventivas em seu veículo regularmente, principalmente em véspera de grandes viagens. Além, é claro, de quando o tempo estabelecido pelo fabricante é alcançado e esta tarefa se faz praticamente obrigatória.

Oficina Integrada - Sistema de Gestão Online

Desta forma, sua oficina precisa estar de braços abertos para receber estes serviços, uma vez que eles são de rotina e não faz sentido seu cliente precisar buscar alguém na concorrência somente para eles. Na verdade, caso isto aconteça, já é um primeiro passo para você ser trocado.

Tendo à disposição em sua oficina um bom ckecklist, boas ferramentas e mecânicos de qualidade você já consegue entregar este serviço ao seu cliente sem grandes esforços, aumentando a chance de o fidelizar.

Troca de óleo

O serviço de troca de óleo também é algo simples de se executar em qualquer oficina mecânica, demanda pouco tempo de trabalho dos mecânicos, mas nenhum motorista pode ficar sem.

A manutenção de um óleo de qualidade é fundamental para o bom funcionamento do veículo. Então, oferecer a troca de óleo, e este sendo de qualidade, é uma forma de aumentar o ticket médio da sua oficina de forma relativamente simples.

Revenda de peças

Ter em sua oficina um pequeno estoque de peças para revenda, dos mais diversos tipos, como pneus, calotas, amortecedores e diversos outros bastante procurados por motoristas, pode se tornar um diferencial no faturamento do final do mês, com um bom incremento nos lucros.

É fundamental que estas peças sejam de qualidade e que, mesmo que não seja o foco da sua oficina, o preço cobrado por elas seja justo. Você tende a ganhar o cliente pela comodidade que ele terá em poder realizar o serviço e comprar outras peças em um mesmo estabelecimento.

Reparos simples

Pequenos acidentes acontecem todos os dias, com grande frequência, nas cidades. Deles surgem arranhados, amassados na lataria, retrovisores quebrados, além de diversos outros defeitos simples de ser consertar.

Gestão de Oficina

Assim, oferecer estes pequenos reparos em sua oficina, tais como pintura ou martelinho de ouro, pode ser um diferencial competitivo, uma vez que nunca se sabe quando estes problemas podem ocorrer, e a solução dos mesmos pode ser a porta de entrada para um novo cliente em potencial.

É importante selecionar aqueles reparos que são realmente simples e que não demandam muito da sua equipe, bem como não gerem despesas exorbitantes. O importante é que o serviço seja bem feito e agrade ao cliente.