Como conscientizar colaboradores para a manutenção de equipamentos

Capacitar funcionários é preciso para garantir a qualidade do seu serviço. Conscientizá-los de cuidar das ferramentas então… confira nossas dicas!

Em uma oficina mecânica é imprescindível o manuseio de equipamentos e ferramentas. Para evitar erros, acidentes e preservar o bom estado é preciso ter muito cuidado com esses instrumentos. Confira algumas dicas para treinar seus colaboradores para garantir o zelo e preservação destes equipamentos.

Tenha normas de conduta
Toda empresa precisa ter regras para garantir uma boa convivência e respeito. Usar o celular, comer em lugares inadequados, atraso, não guardar as ferramentas, não limpar e organizar o local e vários outros comportamentos que podem comprometer o andamento da empresa.
Por isso, crie um manual de conduta para evitar esse tipo de situação na sua empresa. Reúna os funcionários e explique sobre o novo manual. Sempre que um novo colaborador for contratado, garanta que ele esteja ciente das normas da empresa. É interessante também que você sempre esteja aberto a diálogos e sugestões.

Capacite seus funcionários
Às vezes o mal uso da ferramenta se dá pela falta do conhecimento de como manuseá-la. Por isso, capacite sempre seus funcionários para que eles tenha conhecimento completo quanto ao equipamento operacional e logístico da sua oficina.
Esclareça também como são os procedimentos na sua oficina e alinhe todos os pontos, principalmente quanto o atendimento ao cliente.
Além de capacitar, que tal incentivar? Você pode oferecer incentivos para aqueles que mantêm a organização, principalmente entre um serviço e outro. Por exemplo, o funcionário mais organizado do mês ganha uma folga. O incentivo você quem decide, o importante é que seja de acordo com a realidade da sua empresa e algo que os funcionários realmente vão se empenhar para conseguir.

Tenha equipamentos de segurança
O risco de acidentes em oficinas mecânicas são altos, por isso, não economize quando o assunto são os equipamentos de segurança. Forneça o material adequada e certifique-se de que eles saibam utilizar. Cuide da sua equipe e da sua oficina.

Não basta manter todas as ferramentas no lugar e sua oficina segura, se sua administração está em risco. Para gerenciar melhor as tarefas operacionais da sua empresa, recomendamos os sistemas de gerenciamento on-line. Por meio desses softwares, é possível controlar o fluxo de caixa, entrada e saída de dinheiro e recursos. Além de administrar o estoque, o cadastro de fornecedores, clientes e pedidos. Alguns possuem a opção de emitir orçamentos e torná-los ordens de serviço, com a vantagem do cliente conseguir acompanhar em tempo real e, ainda, aprovar ou não o orçamento de onde ele estiver.

oficina-integrada