Por que é importante manter o cadastro de clientes atualizado

Tão importante quanto realizar o cadastro completo dos seus clientes em seu banco de dados, é também manter tais dados sempre atualizados. E é justamente esta segunda tarefa que é negligenciada em muitas empresas.

Uma informação errada em seu banco de clientes, por mais simples que ela seja, pode te causar transtornos no futuro. Transtornos estes que tomarão muito mais tempo do que é necessário despender para realizar a atualização.

Hoje vamos ver alguns benefícios que a atualização constante do seu cadastro de clientes pode trazer ao seu negócio.

Informações padronizadas
Pós-venda efetivo
Satisfação do cliente
Aumento de produtividade

Informações padronizadas

O ideal é sempre realizar o cadastro de clientes (ou de qualquer outra informação) de forma padronizada no seu sistema de gestão. Porém, é comum se perder o controle sobre este padrão ao longo do tempo.

Oficina Integrada - Sistema de Gestão Online

Manter a base de clientes atualizada permite que haja momentos para se rever os cadastros já realizados e, então, alterá-los para o padrão correto, facilitando, assim, a busca dos dados futuramente.

Pós-venda efetivo

Ações de pós-venda são muito úteis para fidelizar clientes, aumentar o ticket médio dos meses e, assim, aumentar o faturamento sem um grande impacto nos custos, pois não há uma nova prospecção.

Porém, se as informações dos seus clientes no sistema estiverem desatualizadas, você pode acabar realizando um esforço de pós-venda que será em vão.

É fundamental que você tenha, além do nome do cliente e da sua empresa, os dados de contato (telefone, e-mail, endereço) sempre atualizados, para que você consiga entrar em contato com eles sempre que necessário, seja para uma nova venda, mensurar a sua satisfação ou outras formas de fidelização.

Satisfação do cliente

Como dito anteriormente, a atualização de dados dos clientes permite maior facilidade no momento de um contato futuro, e este contato pode ser justamente para uma possível pesquisa de satisfação.

Sem o contato correto do cliente você poderá não conseguir se comunicar com o mesmo certo tempo após a última negociação, para verificar como está a satisfação dele com o que foi comprado.

Além disso, sempre há o risco de se entrar em contato com a pessoa errada, ou até mesmo trocar dados entre os clientes, o que pode gerar uma grande insatisfação, e uma imagem de falta de profissionalismo.

Aumento de produtividade

O cadastro de clientes em sistemas de gestão serve justamente para facilitar a vida de quem gerencia uma empresa. Desta forma, se tal cadastro não estiver nem padronizado ou atualizado, este objetivo não é alcançado.

Lidar com um banco de dados desorganizado gera muito retrabalho e perda de tempo, até que a informação desejada seja encontrada. Desta forma a sua produtividade tende a cair muito.

Plano MEI - Nuvem Gestor