Conheça o Marketing Inbound e aplique no seu negócio

marketing inbound (Fonte: Pixabay)
marketing inbound (Fonte: Pixabay)

Faz parte do senso comum entre os empreendedores de que o marketing está entre uma das principais ações que devem ser realizadas para alavancar uma empresa. Venha conosco conhecer o marketing inbound e como aplicar no seu negócio.

O marketing inbound utiliza estratégias de funil para a organização da jornada de um cliente pela empresa. Observando-o  desde o momento em que o mesmo entra nesse setor, é possível identificar os gostos e preferências dos clientes, sendo possível o desenvolvimento de estratégias que favoreçam o ganho de relevância da empresa no meio que está inserido.

É sempre muito importante ressaltar que, dentro do mundo atual, o processo de vendas se inicia muito antes do momento da compra em si. Por este motivo, uma empresa que não consegue se destacar no meio, através do marketing, pode facilmente ser deixada de lado no momento da contratação.

Na atualidade, também se observa que os clientes estão muito mais no controle do que chega para eles, sendo ativos e independentes na busca de produtos que mais os atraem. Por isso, o marketing inbound é tão importante. Leia até o final deste artigo e acesse o Blog Mundo Mídia para saber mais sobre este e outros assuntos.

O que é marketing inbound?

O marketing inbound, como o nome mesmo diz, é uma estratégia de marketing que possui como perspectiva principal o desenvolvimento de oportunidades para a empresa participar da jornada de compra dos clientes de forma direta e relevante, em cada uma das etapas, principalmente nas ferramentas de busca, como o google.

O marketing tradicional apresenta uma solução qualquer para basicamente qualquer tipo de público, como por exemplo um comercial de margarina na TV. Você não sabe se alguém que está assistindo precisa comprar margarina, porém anuncia mesmo assim. O marketing Inbound se diferencia do marketing comum pois realiza uma ação totalmente contrário: não interrompe o conteúdo de qualquer pessoa para anunciar, mas sim desenvolve algum conteúdo voltado para o público que deseja atingir, gerando maior laço e relevância para as partes.

Além disso, o Inbound Marketing também desenvolve maior quantidade de estratégias referente a sites de busca, como o próprio Google, pela otimização do SEO. Dessa maneira, a estratégia consegue compreender o que os clientes mais querem e desenvolver suas campanhas e conteúdos a partir dessa ideia.

Nesse tipo de estratégia, não é a empresa que vai atrás do cliente, mas sim o cliente que vai em busca da empresa que chamou mais sua atenção.