Você costuma se sentir sobrecarregado por suas metas, só para olhar para trás no final do ano e perceber que fez pouco progresso? O problema pode não ser seu esforço, mas como você define suas metas. A planilha de definição de metas pode ajudá-lo a permanecer no caminho certo e alcançar mais do que você pensava ser possível.
O problema com metas de longo prazo
Quando você define metas muito distantes, elas geralmente se tornam esmagadoras e fáceis de adiar. É comum começar o ano com grandes ambições, só para se pegar procrastinando porque você sente que há muito tempo. No entanto, conforme o ano avança, a vida atrapalha, as distrações surgem e essas metas elevadas são deixadas de lado.
Um dos principais problemas com metas de um ano é que elas permitem muito tempo para distrações. No início do ano, parece que você tem todo o tempo do mundo, então você adia a ação. Mas quando a vida joga distrações inevitáveis em seu caminho, seus objetivos acabam ficando em segundo plano, com a suposição de que você os alcançará mais tarde.
Além disso, o ritmo de mudança em sua vida, negócios e indústria significa que um ano é muito tempo para as coisas permanecerem as mesmas. O que parece ser uma ótima meta no início do ano pode não ser mais relevante no final. É por isso que é essencial dividir suas metas em prazos mais curtos e gerenciáveis.
O desafio com grandes metas
Grandes metas podem ser assustadoras. Começar um negócio do zero, por exemplo, requer uma tremenda quantidade de esforço, determinação e ação diária. Quando a lacuna entre onde você está agora e onde quer estar é muito grande, é fácil desanimar.
Mas não deixe que isso o desencoraje de sonhar alto. Seus objetivos ambiciosos são o combustível que impulsiona sua paixão. No entanto, em vez de lidar com todos eles de uma vez, considere dividi-los em objetivos menores e mais gerenciáveis.
Por exemplo, antes de fazer seu primeiro milhão de reais em vendas, você precisa fazer seus primeiros cem. Antes de conseguir seu centésimo cliente, você precisa encontrar seu primeiro. E antes disso, você provavelmente precisa testar uma ideia, criar um site e começar a aumentar seu público. Cada uma dessas etapas pode ser uma meta em si, tornando todo o processo menos opressivo e mais realizável.
O poder da corrida de 12 semanas
Em vez de pensar em seu trabalho como uma maratona que dura o ano todo, considere dividi-lo em corridas mais curtas e intensos. Uma corrida de 12 semanas, com aproximadamente três meses de duração, é o período perfeito para definir metas sérias. É longo o suficiente para fazer um progresso significativo, mas curto o suficiente para mantê-lo motivado e focado.
Em uma corrida de 12 semanas, você tem um objetivo final claro em vista, o que ajuda a manter sua intensidade e evitar o esgotamento. Ao trabalhar em ciclos mais curtos, você também permite as distrações inevitáveis, enquanto ainda mantém seus olhos no prêmio.
Dando pequenos passos em direção a grandes recompensas
Alcançar seus grandes objetivos é como comer um pão — você faz isso uma fatia de cada vez. O segredo é dividir seu grande objetivo em fases que sejam razoáveis e alcançáveis em 12 semanas. Por exemplo, se você está começando um negócio do zero, suas três primeiras corridas podem ser:
- Colocar seu site em funcionamento
- Conquistar seus primeiros clientes
- Alcançar um número específico de clientes ou vendas
Se você está equilibrando isso com um trabalho de tempo integral, seja realista sobre quanto tempo você pode dedicar às suas metas a cada dia. Então, defina etapas diárias que o aproximem de sua meta.
Essas etapas podem ser tão pequenas quanto publicar um trabalho para um design de logotipo, pesquisar plataformas de hospedagem na web ou escrever uma cópia da página de vendas. O importante é progredir todos os dias, mesmo que seja apenas um pequeno passo.
Concentre-se na etapa atual e não se preocupe com o que vem a seguir até chegar lá. Essa abordagem mantém você avançando sem ficar sobrecarregado pelo panorama geral. Por fim, lembre-se de se recompensar quando atingir sua meta.
Sua planilha de definição de metas
Ao adotar a estrutura de corrida de 12 semanas, você se verá alcançando mais em menos tempo. Quando olhar para trás no final do ano, ficará surpreso com o quanto de progresso fez.
Lembre-se de:
- Pensar em curto prazo planejando 12 semanas.
- Pense em pequenos passos, dividindo cada meta em suas menores partes.
- Celebre seu progresso no final de cada sprint.
Quando concluir sua primeira corrida/jornada, você estará tão energizado pelo seu sucesso que não vai querer parar. Comece agora com a planilha de definição de metas e veja como o poder das corridas de 12 semanas pode ajudá-lo a finalmente atingir suas grandes metas.
Quer saber mais sobre novos negócios e como gerir eles? Não deixe de conferir nosso blog para se manter sempre atualizado!